Filtrar


Questões por página:
A assessoria de imprensa pode

Considere a notícia a seguir:


Após denúncias de trabalho escravo, empresas afirmam que roupas vinham de terceirizados


O Globo


18/06/2014


SÃO PAULO − A Comissão Parlamentar de Inquérito do Trabalho Escravo da Assembleia Legislativa de São Paulo ouviu nesta quarta-feira representantes das marcas A e B. De acordo com declarações de diretores das empresas, alvos de denúncias do Ministério do Trabalho, as roupas vendidas por ambas eram compradas prontas de fornecedores terceirizados. Portanto, esses fornecedores seriam os únicos responsáveis por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão, declararam os representantes das empresas A e B.

(Adaptado de: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 20 de outubro de 2019)


As denúncias

Em situações de crise são condutas apropriadas ao relacionamento com as mídias:


I. Evitar o contato direto com a imprensa, procurando manter as fontes protegidas do assédio e da exposição negativa.

II. Produzir e disponibilizar aos repórteres um completo levantamento da situação com dados, números e informações atualizadas.

III. Elaborar um texto informativo para a imprensa com, no máximo, duas páginas, descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa.

IV. Utilizar palavras alarmistas ou negativas, a fim de ampliar o efeito negativo da ocorrência com o objetivo de comover e sensibilizar a opinião pública para o problema.


Estão corretas apenas as afirmativas

A respeito de comunicação interna e assessoria de imprensa, julgue o item subsequente.
Para o enfrentamento de crises, o sistema de inteligência da empresa deve adotar mecanismos que permitam o conhecimento detalhado dos veículos de imprensa, a capacitação das fontes e a estrutura de comunicação.
Dadas as afirmativas referentes à comunicação e gestão de crises,
I. A atitude de evitar a discussão sobre prevenção a crises não altera o fato de que em meio a um cenário global competitivo, de aumento de pressões e escassez de tempo, dada a consequência natural de progressiva degeneração de processos organizacionais, a crise irromperá aparentemente de súbito, porque surpreende um corpo organizacional despreparado. II. Existe entendimento, cada vez mais consolidado, de que a gestão de crise deva ser abordada por uma perspectiva multidisciplinar, compelindo que se instale um gabinete integrado ou que esteja prevista a convocação de um comitê, nos quais haja representatividade de departamentos relevantes da organização, não sendo tal gestão uma alçada exclusiva dos setores de Comunicação Social ou de Segurança Institucional, embora tais setores devam ser os principais apoiadores e operacionalizadores das decisões da direção. III. A gestão de crise é um processo amplo, mas que envolve apenas a segurança institucional da organização.
verifica-se que está(ão) correta(s)