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A gestão da inovação nas organizações públicas e privadas está diretamente vinculada à capacidade de transformar conhecimentos científicos e tecnológicos em soluções úteis e sustentáveis. Logo, compreender os elementos que estruturam esse processo é essencial para a formulação de políticas e estratégias eficazes.
A capacidade de uma organização de transformar conhecimento em inovação efetiva depende, dentre outros fatores, de um processo estruturado que envolva sistematicamente:
A respeito do repertório conceitual das organizações, voltado para a operacionalização e maximização do capital intelectual, analise o trecho a seguir.

Conjunto estruturado de atividades que visa a trabalhar a cultura organizacional para propiciar um ambiente positivo em relação à criação e à socialização de saberes tácitos e explícitos no intuito de transformá-los em informação. Esse conjunto de saberes deve subsidiar a inovação, otimizar a tomada de decisão e promover a resiliência organizacional em ambientes complexos e mutáveis.

O trecho acima caracteriza o conceito de:
O modelo de aprendizagem organizacional para a inovação apresenta diferentes enfoques que interagem para promover mudanças organizacionais sustentáveis. Esses enfoques incluem aspectos cognitivos, de liderança, funcionais e externos, que influenciam os processos de aprendizagem e inovação nas organizações.

Assinale a afirmativa que representa um fator que contribui para a aprendizagem organizacional voltada para a inovação.
A aprendizagem organizacional é um processo essencial para o desenvolvimento contínuo das organizações e está fortemente ligada à capacidade de inovação. Diversos elementos estruturam esse processo, como formação de memórias, definição de metas, interação com o ambiente externo, papel dos gestores e fatores motivacionais.

Assinale a opção que representa um dos elementos fundamentais da aprendizagem organizacional.
Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere a elaboração e uso de manuais, de acordo com o livro Organização, sistemas e métodos (ARAÚJO,2001).