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Os teóricos clássicos geralmente comparavam as organizações a máquinas e imaginavam o conflito como um sintoma de avaria do maquinário. Os gestores no tempo de Henry Fayol e Frederick Taylor preocupavam-se em descobrir maneiras de evitar ou suprimir o conflito com a maior rapidez e eficácia possível. Os teóricos modernos, contudo, sugerem que o conflito não é necessariamente ruim. A pesquisa atual sugere que possa haver efeitos positivos, uma vez que o conflito:


I. Pode amenizar tensões sociais, ajudando a estabilizar e a integrar as relações. Se resolvido de forma que permita a discussão e a dissipação dos desacordos, pode servir como válvula de escape para pressões acumuladas ao longo do tempo.

II. Permite às partes expressarem reivindicações conflitantes e pode propiciar a oportunidade para reajustar a alocação de recursos valorizados. Estoques de recursos podem, dessa forma, ser consumidos mais eficazmente devido a mudanças induzidas pelo conflito.

III. Ajuda a manter o nível de estímulo ou ativação necessário a operar de modo inovador. Ao fazer isso, pode servir de fonte de motivação para a busca de mudança adaptativa.

IV. Fornece feedback sobre o estado das interdependências e distribuição do poder na estrutura de uma organização. A distribuição do poder necessária para coordenar atividades de trabalho pode ser mais claramente visível e prontamente entendida como resultado do conflito.

V. Pode ajudar a fornecer um senso de identidade e propósito por esclarecer diferenças e separações entre indivíduos ou grupos.


Está correto o que se afirma em

São 14 os princípios da administração e todos baseiam-se na teoria clássica da administração e em declarações de que existe uma verdade fundamental. Esses princípios de gestão, por sua vez, servem de orientação para a tomada de decisões e ações do gestor, que é o responsável pela administração da organização e da equipe. Considerando tal importância, esses princípios foram elaborados por meio de observações e análises de eventos que os gerentes encontram na prática. Henri Fayol foi capaz de sintetizar 14 princípios de gestão após anos de estudo. Sabendo disso assinale a alternativa que representa alguns dos princípios da administração descritos por Fayol.
João e Mariana são servidores públicos e trabalham no mesmo setor. Ao longo do último ano, tiveram alguns conflitos, pois muitas vezes Mariana não consegue realizar a sua tarefa a menos que João complete a sua. Sobre o conflito em organizações, assinale a alternativa correta.
Analise o enunciado e responda CORRETAMENTE:

Ana Maria e Alencar trabalham juntos no departamento de emissão de documentos em uma repartição pública. No momento, eles entraram em conflito por causa dos horários de trabalho de cada um. Sem uma solução, recorreram ao Mário, que é chefe imediato, que por sua vez consultou o regulamento da instituição para tomar a decisão.

Para lidar com o conflito, nesse caso hipotético, Mário utilizou o critério do:
Pode-se afirmar que conflito ocorre quando uma das partes interfere, conscientemente, nos esforços da outra parte, para conquistar seus objetivos. Segundo Robbins et all (2013), são técnicas de resolução de conflitos: