Filtrar


Questões por página:

A Teoria das Três Idades classifica os arquivos como correntes, intermediários ou permanentes, de acordo com a frequência de uso por suas entidades produtoras e a identificação de seus valores primário e secundário. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I- Os arquivos correntes são aqueles considerados como de valor primário, cujas informações serão constantemente utilizadas.

II- Na fase de arquivo corrente é importante que o documento fique acessível para consulta e, preferencialmente, próximo de quem os irá utilizar com frequência.

III- A segunda idade é a fase correspondente a um momento intermediário na utilização da documentação. Isso significa que ele não será mais acessado com tanta frequência, mas ainda assim guardará informações necessárias.

IV- A última fase diz respeito à destinação dos documentos. Se as informações são relevantes, por motivos históricos, administrativos, jurídicos ou fiscais, é possível que a documentação deva ser preservada indefinidamente. Do contrário, esses documentos poderão ser eliminados, sempre em conformidade com as normas para a devida preservação dos dados.

V- Ressalve-se que a teoria das três idades é uma unanimidade do ponto de vista da arquivologia. Não se conhecem outras teorias que estabeleçam definições por idades ou ciclo vital.

Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:

O Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos tem importância fundamental na vida de instituições públicas e privadas, dado à relevância que o material a ser tratado tem. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:

"A partir da segunda metade do século XX, o ciclo de vida dos documentos passa a incorporar a teoria das três idades. Essa teoria estabelece períodos distintos para os documentos produzidos e acumulados nas instituições. Documentos percorrem um trajeto na instituição ao longo do tempo, passando por três períodos: a fase corrente, a fase intermediária e a fase permanente. No âmbito da dessas três etapas do ciclo de vida dos documentos, o valor do documento é definido identificando-se os valores entre primário ou secundário." (AGANETTE, E. C.; TEIXEIRA, L. M.D.; ALMEIDA, M. B. A prática arquivística e a gestão do conteúdo organizacional: relato de experiência em empresa do setor energético. In. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.8, n.1, jan./jun.2015, p.87-88).
A partir da leitura do trecho acima, julgue os excertos abaixo:
I. O valor primário refere-se à qualidade de um documento tendo como base o seu uso imediato e administrativo,
O QUE
II. Estaria ligado à razão de ser do documento.
Questão DESATUALIZADA
O Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública é um modelo básico adotado pelos órgãos públicos. A classe 000 se refere:

Lei 8.159/91 dispõe o seguinte:


Art.3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua _______, _______, _______, _______ e _______ em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.


Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.