Filtrar


Questões por página:
Em 1986, um novo desenho da estrutura administrativa da educação é consolidado no município de Florianópolis, passando a ser criada a Secretaria Municipal de Educação. Em meio à abertura democrática vivida no país, conforme a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), naquele período o esforço foi para constituir uma escola:

Com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) na década de 1990 um progresso significativo na proteção integral das crianças e dos adolescentes trouxe novas perspectivas em torno da democracia e valorização dos seus direitos. O que implicou na criação do Conselho Tutelar como um órgão público responsável para proteger e garantir de forma efetiva os direitos das crianças e adolescentes brasileiras.


Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 24 jan.2024.


Considerando o Art.56 que versa sobre os casos que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental deverão incumbir de comunicar ao Conselho Tutelar, avalie as afirmações a seguir.


I. Uso de armas, munições e explosivos.

II. Maus-tratos envolvendo seus alunos.

III. Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.

IV. Consumo de bebidas alcoólicas.

V. Elevados níveis de repetência.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Podemos afirmar que, no contexto educacional pensar sobre planejamento escolar numa perspectiva de gestão democrática, implica compreendê-lo como uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em função da qualidade do ensino e da aprendizagem.

LIBÂNEO, josé Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017. (adaptado).


Considerando essa perspectiva sobre planejamento escolar e suas funções, avalie as afirmações a seguir:

I. Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente.

II. Prever objetivos, conteúdos e métodos.

III. Atender às exigências burocráticas dos planos oficiais.

IV. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente.

V. Facilitar a preparação das aulas.


É CORRETO apenas o que se afirma em:
A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola. Assim, sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração. Tais processos pressupõem a seleção, naturalizando:
Segundo Veiga, para que a construção do projeto político-pedagógico seja possível: