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A análise das competências atribuídas aos conselhos escolares, instituídos como mecanismos de gestão democrática do ensino público pelos sistemas estaduais de ensino revela uma rica gama de experiências. A respeito das competências atribuídas aos conselhos, associe as seguintes colunas:

1 – Competência Deliberativa.
2 – Competência Consultiva.
3 – Competência Fiscal.
4 – Competência Mobilizadora.

( ) Atribuição de acompanhar, supervisionar, aprovar prestação de contas.
( ) Atribuição de decidir, deliberar, aprovar, elaborar.
( ) Atribuição de opinar, emitir parecer, discutir, participar.
( ) Atribuição de apoiar, avaliar, promover, estimular e outros não-incluídos.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Renan participou de uma oficina sobre “educação integral”. Nela, o responsável esclareceu que “educação integral” diz respeito ao desenvolvimento conjunto de várias dimensões de um indivíduo, diferenciando-a de “educação em tempo integral” que consiste em um período maior de atividades dentro da escola. Interessado pelo tema, Renan leu o texto de Cavaliere (2014), no qual a autora esclarece que “Dada a multiplicidade de significados atribuíveis à expressão educação integral, é necessário fixar alguns de seus elementos intrínsecos: ela trata o indivíduo como um ser complexo e indivisível; no âmbito escolar, se expressa por meio de um currículo, também integrado, e que não é dependente do tempo integral, embora possa se realizar melhor com ele; se empenha na formação integral do indivíduo em seus aspectos cognitivos, culturais, éticos, estéticos e políticos”. Cavaliere conclui dizendo que acrescentaria, ainda, que a “educação integral” somente é defensável, em uma versão escolarizada, se tiver como prática e horizonte
As relações entre a educação e a cidadania são centrais do campo pedagógico, em particular quando se tem em mente a escola pública. Nóvoa (2009) problematiza diversas tradições nesse entrecruzamento e afirma que “não podemos pregar cidadania, sem sermos cidadãos”. Assinale a alternativa que converge com o sentido dado pelo autor a essa afirmação e é coerente com a proposta crítica que apresenta.
A respeito da função da educação para a democracia, Benevides (1996) destaca duas dimensões essenciais. Assinale a alternativa que as apresenta corretamente.
A gestão democrática na escola consiste em um exemplo de gestão que busca a participação do coletivo no momento de realizar determinadas ações na instituição de ensino. Sendo assim, os(as) professores(as), funcionários(as), gestores(as), estudantes, familiares e colegiados podem opinar a respeito das decisões. Identifique quais dos princípios abaixo norteiam a gestão democrática e assinale a alternativa correta.
I. Igualdade II. Liberdade III. Participação IV. Centralização das decisões V. Meritocracia