Filtrar


Questões por página:
Quando se fala em gestão democrática na escola pública, o foco recai sobre a complexa relação entre diferentes sujeitos, com diferentes ideias e expectativas. Assim, o elemento fundamental para que ela de fato ocorra é a:
A gestão democrática nas escolas é um princípio fundamental estabelecido pela legislação educacional brasileira, que visa garantir a participação ativa de toda a comunidade escolar na tomada de decisões e na implementação de ações pedagógicas e administrativas. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a gestão democrática é um processo contínuo que requer a colaboração e o envolvimento de diferentes atores. Nesse sentido, complete as lacunas a seguir:

“A gestão democrática nas escolas envolve a participação de diversos atores, incluindo _______ (1) e ________ (2), assegurando a transparência e a corresponsabilidade nas decisões educacionais”.
Na gestão democrática das Instituições de Educação Infantil, ampliam-se as possibilidades de garantir práticas comprometidas com as crianças e suas famílias. Essa tarefa institucional caracteriza-se pela ética do cuidado e da educação, exigindo que haja articulação entre o gestor da secretaria municipal de educação e o gestor da instituição de educação infantil, para:
A expansão do acesso à escola democratizou a educação, resultando em um aumento no número de alunos, mas também na proporção de crianças com história de fracasso escolar. Esse cenário é refletido no cotidiano das escolas brasileiras, onde a taxa de fracasso e evasão de alunos é significativa, impactando negativamente a qualidade da educação em geral. Nesse sentido, fortaleceram-se estudos e pesquisas que se desdobram sobre a diversidade cultural e a inclusão social. Conceitos como exclusão, segregação, integração e inclusão passam a ser debatidos. Em relação à ideia de integração, pode-se afirmar que:
A reprovação escolar é um problema que afeta a maioria das escolas brasileiras e tem diversas consequências. Uma dessas consequências é: