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A comunidade escolar concentra uma grande diversidade humana, portanto não deve ser indiferente a esta realidade. Entender essa questão auxilia no cumprimento da responsabilidade de formar cidadãos críticos, conscientes e atuantes.
I. Numa mesma sala de aula encontram-se alunos provenientes de vários segmentos sociais, apresentando diferentes condições econômicas, além de portadores de necessidades especiais, descendentes de diferentes etnias, dentre outros. II. A educação inclusiva prima pela inclusão de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, impedindo qualquer tipo de segregação, atende todos de forma igualitária, independente de ter ou não condições peculiares de aprendizagem. III. O desenvolvimento das práticas pedagógicas que tenham como princípio a inclusão plena de todos os alunos ainda é um desafio, pois muitos profissionais ainda sentem dificuldades em realizar atividades desse tipo e a lidar com essa questão. IV. A escola inclusiva depende exclusivamente da relação professor-aluno, assim os outros funcionários do ambiente escolar não possuem envolvimento direto nesse processo.
A respeito da educação inclusiva e ao respeito às diferenças, assinale a opção correta:
Baseada na temática sobre Educação e Direitos Humanos, Democracia e Cidadania. Julgue os itens corretos que se seguem:
I. Uma concepção atual dos direitos humanos incorpora os conceitos de cidadania democrática, cidadania ativa e cidadania planetária, que foram inspiradas em valores humanistas e embasadas nos princípios da liberdade, da igualdade, da equidade e da diversidade, dessa forma, afirmando sua universalidade, indivisibilidade e interdependência. II. A construção de uma concepção da cidadania planetária e do exercício da cidadania ativa requer, a formação de cidadãos(ãs) conscientes de seus direitos e deveres, reconhecendo o princípio normativo da dignidade humana, englobando a solidariedade internacional e o compromisso com outros povos e nações. III. A democracia é um regime alicerçado na soberania popular, na justiça social e no respeito integral aos direitos humanos. No entanto, nem sempre ela é fundamental para a ampliação e a concretização dos direitos. Dessa forma, para o exercício da cidadania democrática, a educação, como direito de todos e dever do Estado e da família não está vinculada à formação do cidadão.
_________________conta com uns objetivos para a organização do trabalho no ambiente escolar. Seguem alguns desses objetivos: resgatar a intencionalidade da ação educativa, superar o caráter fragmentado das práticas educativas, racionalização dos espaços e recursos para atingir os fins do processo educativo e superar as imposições ou disputas de vontades individuais, construindo a participação de todos na gestão democrática.
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A iniciativa da equipe gestora descrita no texto, analisada à luz dos princípios de gestão estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Resolução CNE/CEB n° 04/2010), apresenta características de uma gestão
A gestão participativa na escola, obra de Lück (2010), apresenta as formas de participação, valores, objetivos, princípios e dimensões da participação, destacando ainda a promoção da gestão participativa de professores, pais, bem como o desenvolvimento da prática de assunção de responsabilidades em conjunto. Valorizando o princípio da participação e da coletividade na perspectiva de uma gestão democrática, Wolf e Carvalho (Regimento Escolar de escolas públicas) ressaltam a relevância da construção coletiva do Regimento Escolar, por ser ele um instrumento da organização administrativa e pedagógica da escola, o qual sintetiza o seu projeto político-pedagógico e deve ser construído em cada escola, com a participação de todos os que nela atuam. No entanto, a elaboração do Regimento Escolar não pode ferir a legislação hierarquicamente superior, devendo, portanto, estar sujeita às normas