Filtrar


Questões por página:
Podemos afirmar que, no contexto educacional pensar sobre planejamento escolar numa perspectiva de gestão democrática, implica compreendê-lo como uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em função da qualidade do ensino e da aprendizagem.

LIBÂNEO, josé Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017. (adaptado).


Considerando essa perspectiva sobre planejamento escolar e suas funções, avalie as afirmações a seguir:

I. Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente.

II. Prever objetivos, conteúdos e métodos.

III. Atender às exigências burocráticas dos planos oficiais.

IV. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente.

V. Facilitar a preparação das aulas.


É CORRETO apenas o que se afirma em:
A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola. Assim, sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração. Tais processos pressupõem a seleção, naturalizando:
Segundo Veiga, para que a construção do projeto político-pedagógico seja possível:
Um dos princípios norteadores segundo Veiga, do projeto político pedagógico é a valorização do magistério, sobre esse princípio, assinale a alternativa correta:
_________________conta com uns objetivos para a organização do trabalho no ambiente escolar. Seguem alguns desses objetivos: resgatar a intencionalidade da ação educativa, superar o caráter fragmentado das práticas educativas, racionalização dos espaços e recursos para atingir os fins do processo educativo e superar as imposições ou disputas de vontades individuais, construindo a participação de todos na gestão democrática.