Filtrar


Questões por página:

“Documento que se constitui em processo democrático de decisões, preocupado em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.”

A definição acima se refere ao seguinte documento da escola:

Para se garantir um clima harmonioso dentro da sala de aula é indispensável um relacionamento positivo entre professores e alunos, uma forma de instaurar a vivência igualitária tal qual deve ser a vida em sociedade. A valorização da escola como instrumento de apropriação do saber é o melhor serviço que se presta aos interesses populares, já que a própria escola pode contribuir para eliminar a seletividade social, favorecendo a construção:

Dadas as afirmativas sobre a gestão democrática,


I. Prevê a participação de toda a comunidade escolar.

II. O gestor atua como facilitador e mediador.

III. Os sistemas de ensino podem definir as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades.

verifica-se que está/ão correta/s

São indícios da aplicação da gestão democrática na escola:
I. organização colegiada; II. centralização das decisões; III. seleção de dirigentes dissociados da localidade; IV. competição acirrada pelos investimentos.
Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s apenas
Para Veiga, a construção do projeto político-pedagógico é entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo. Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. Para a autora, o projeto político-pedagógico