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[...] As primeiras experiências de gestão colegiada nas instituições de Educação Básica surgiram em Minas Gerais e em São Paulo, em 1977; no Distrito Federal, em 1979; e no município de Porto Alegre, em 1985. Ao longo do tempo, as funções, a composição, e o caráter desses conselhos foram sendo alterados, embasados na própria experiência e no acúmulo teórico dos movimentos educacionais. [...] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. PRADIME: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação. Caderno de Textos. Volume 3. Brasília: MEC,2006, p.42. Disponível em: . Acesso em: 25 set.2016. Há dois princípios básicos relativos à gestão democrática da escola: a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares e a
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A indicação política para a nomeação do diretor da escola é considerada uma prática
O acesso e a qualidade da educação da escola
A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue o item subsecutivo.

Em razão de sua importância para o bom andamento do ensino, o planejamento deve ser pensado e executado pelos professores a partir de reflexões conjuntas com os alunos e a comunidade escolar.
A respeito do projeto político-pedagógico e do papel do professor, julgue o item a seguir.

O conceito de liberdade, como um dos eixos norteadores do projeto político-pedagógico, está associado à ideia de autonomia para pensar, propor e agir, a qual segue uma intencionalidade decidida coletivamente.