Filtrar


Questões por página:
Entre os gregos antigos, eschole podia significar um grupo de filósofos em torno de um mestre ou uma tendência filosófica a perdurar por algum tempo (JAPIASSÚ,2001). Romanos, indianos, chineses, bizantinos prosseguiram com a ideia de reunir pessoas em torno de alguém reconhecidamente qualificado para passar conhecimentos. Depois, em latim, schola vai evoluir de escola de filosofia para um sistema, um curso, uma lição (FARIA,1962). Na Europa do fim da Baixa Idade Média, ela se expande como a conhecemos hoje, enquanto espaço para a realização do processo de ensino-aprendizagem.
No Brasil, ela chega como lugar por excelência para transplantar a cultura intelectual europeia, inserindo-se no processo de colonização latino-americana (TEIXEIRA,1976), uma instituição social com dificuldades para se tornar democrática.
A escola democrática tem sido tema de estudos ao longo do tempo e seu entendimento passa pelo conceito de igualdade. Isto porque a escola, como uma arena conflituosa, oscila entre democratizar oportunidades e obedecer ao princípio de igualdade; preparar os educandos para a vida em sociedade num mundo interdependente e prepará-los para exercerem múltiplos papéis sociais; conservar a herança sociocultural e educar para a inovação; exercer o controle social e promover o desenvolvimento pessoal (GOMES, Candido Alberto 2005). O mencionado autor, GOMES, com base em perspectivas filosóficas e sociológicas e, tomando como referência inicial o relatório de Coleman et al. (1966), EXPLICA, marque a opção correta.
Visualizar Questão Comentada
Miguel Arroyo relata que O movimento social e de renovação pedagógica dos últimos 15 anos recoloca a luta pelo saber e pela cultura na direção de sua desprivatização. No embate entre tradição privativista e mercantil das necessidades e tradição social, progressista e pública dos direitos e das liberdades, o movimento social e pedagógico se situa na concepção pública de qualidade na educação. Mesmo com todas as transformações ocorridas na sociedade, a gestão democrática ainda é complexa na sua organização devido, EXCETO.
Visualizar Questão Comentada
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica definem princípios para o desenvolvimento de uma escola democrática e inclusiva. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) As escolas são responsáveis por garantir apenas a presença dos estudantes, entretanto, o sucesso escolar deve ser garantido pelo Estado, família e sociedade, o que configura uma responsabilidade compartilhada.
(__) O projeto político-pedagógico deve contemplar a pluralidade cultural, respeitando as necessidades locais dos estudantes.
(__) A gestão democrática inclui a participação ativa da comunidade escolar na tomada de decisões, inclusive no planejamento, execução e avaliação das ações da escola.
(__) O direito à educação de qualidade deve ser garantido independentemente das diferenças regionais ou socioeconômicas dos estudantes.

A sequência está correta em
Visualizar Questão Comentada
Sobre a Gestão Democrática é INCORRETO afirmar que
Em “Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática”, Luiz, Riscal e Junior (In: Luiz, Nascente, org.2013) afirmam que “a gestão democrática, princípio sobre o qual se assenta o processo de democratização da educação no país e, particularmente, na escola, tem nos conselhos escolares sua pedra angular, porque é pela participação da comunidade escolar nos processos decisórios da escola que se implementa a democratização das relações escolares.” Os autores afirmam e defendem, entre outros aspectos, que o conselho escolar
Visualizar Questão Comentada