Filtrar


Questões por página:
NÃO é possível afirmar que a gestão democrática se fundamenta na concepção de democracia como sistema político, visto que
A democratização da escola pública, para Libâneo (1998, p.12), precisa ser entendida como ampliação das oportunidades educacionais, difusão dos conhecimentos e sua reelaboração crítica, visando à elevação das camadas populares. Na visão do autor, a concepção pedagógica que favorece tal processo é a:
A democratização da sociedade exige, necessariamente, informação e conhecimento para que a pessoa possa situar-se no mundo, argumentar, reivindicar e ampliar novos direitos. Sendo assim, a principal função social da escola de educação básica é:
“Está intrinsecamente ligada à ideia de escola como espaço público. Face ao predomínio da lógica econômica em todos os setores sociais, em especial na educação, garantir a visibilidade da escola frente à sociedade, torna-se uma questão ética.”
O elemento constitutivo da gestão democrática que a concepção apresentada faz referência é:
A descentralização da educação no Brasil oportunizou a estados e municípios a organização de seus próprios sistemas de ensino, inclusive, incentivando a gestão democrática da escola. Sobre gestão democrática da escola, é CORRETO afirmar:
I- A gestão democrática da escola traz consigo as dimensões administrativa, burocrática, financeira e pedagógica. II- O exercício da gestão escolar democrática implica na coparticipação daqueles que fazem a escola, sendo que o gestor ou diretor da escola deve ter consigo o controle das ações, projetos e programas que a escola desenvolve. III- O Conselho Escolar é um órgão colegiado que tem função consultiva na gestão da escola. IV- As escolas gozam de autonomia pedagógica, administrativa e financeira, tal como prevê a Lei 9394/96. V- O Conselho Escolar deve ser composto por representantes da comunidade escolar e local, conforme prevê o inciso II do art.14 da Lei 9394/96.
Em relação à análise das afirmativas acima, É CORRETO o que se afirma apenas em: