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A gestão escolar é regida pelos aspectos democráticos vivenciados pela participação coletiva na construção do PPP da unidade escolar. No PPP, é possível encontrar as modalidades de ensino oferecidas, o funcionamento dos órgãos colegiados, as normas para matrícula, cancelamento e transferência, as normas de convivência, as sanções disciplinares, as regras para utilização dos espaços, bem como as relações com órgãos de apoio como Conselho Tutelar.

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Como um incentivador da aprendizagem, o professor estimula a cooperação entre os alunos, tão importante quanto a própria interação professor-aluno. O confronto entre o que o aluno pensa e o que pensam seus colegas, seu professor e as demais pessoas com quem convive é uma forma de aprendizagem significativa, principalmente por pressupor a necessidade de formulação de argumentos (dizendo, descrevendo, expressando) e de validá-los (questionando, verificando, convencendo).

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Nem toda a instituição escolar necessita de uma estrutura de organização interna, efetivamente ativa. Geralmente as que necessitam têm previamente estabelecido um Regimento Escolar ou uma legislação específica estadual ou municipal. O termo “estrutura” tem aqui o sentido de ordenamento e disposição das funções que asseguram o funcionamento de um todo, no caso a escola. Mas essa estrutura pode ser comumente representada apenas pela direção escolar, graficamente num organograma, um tipo de gráfico que mostra a interrelações entre os vários setores e funções de uma organização ou serviço. Evidentemente a forma do organograma reflete a concepção de organização e gestão.
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Para construir um sistema educacional inclusivo, é fundamental que todos os que dirigem e atuam no sistema de ensino, bem como os pais e a comunidade na qual se encontra cada unidade escolar, sejam sensibilizados e preparados para as mudanças que se fizerem necessárias.
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A educação exige do professor competências relacionadas à comunicação, à organização e conhecimentos sobre a sua área de ensino.