Filtrar


Questões por página:
A gestão da sala de aula integra uma das ações para o planejamento e organização do ambiente de aprendizagem eficaz. O livro “Preparando os professores para um mundo em transformação: o que devem estar aptos a fazer”, aponta alguns elementos importantes sobre o tema como: estabelecimento de regras e estruturação física dos espaços.
(DARLING-HAMMOND; BRANSFORD,2019)
Nesse sentido, é correto afirmar que corresponde à situação que caracteriza uma boa gestão de sala de aula
Para Jan Amos Komensky ou Comenius, considerado o pai da Didática Moderna, o processo educativo teria três fases: a Escola Materna; a Escola Elementar e a Escola Latina. Com base no enunciado, analise as seguintes afirmações:
I. A Escola Materna cultivaria os sentidos e ensinaria a criança a falar.
II. A Escola Materna introduziria a criança no ensino das primeiras letras.
III. A Escola Elementar sugeria a língua materna, a memória, as ciências sociais e a aritmética.
IV. A Escola Elementar e a Escola Latina se destinariam ao estudo das ciências sociais.
V. Escola Latina se destinaria ao estudo das ciências.

Está correto somente o que se afirma em
Quando se fala do ato de planejar uma aula, alguns elementos devem ser considerados como centrais. Assinale a opção que apresenta um elemento que corresponde ao conteúdo operacional do planejamento docente.
Ao discutir a avaliação do rendimento escolar como instrumento de gestão educacional, Sandra M. Z. L.Sousa (in Oliveira,2013, cap.10) afirma que “O discurso que enfatiza a urgência de se enfrentar e resolver o deteriorado quadro da realidade brasileira, particularmente do ensino básico, é hoje ‘unanimidade nacional’. Observa-se, no entanto, que os argumentos que têm sido mais utilizados, particularmente pelos responsáveis pela gestão das políticas educacionais, não são aqueles que se sustentam na luta pela educação, enquanto direito do cidadão e condição para sua participação política e social”. Sob o argumento de “ser a educação condição para o desenvolvimento econômico e para inserção do Brasil no grupo dos países mais desenvolvidos”, governo federal e governos estaduais vêm estimulando iniciativas que se orientam por uma visão interna da escola, tomando-a como “um ‘micro sistema’ educacional incumbido da construção do ‘sucesso escolar’”. Este encaminhamento, ao mesmo tempo que estimula a competição entre as escolas e as responsabiliza individualmente pela qualidade de ensino, defende o Estado mínimo e re-situa, no campo educacional, o compromisso do poder público, cabendo a ele
Sofia Lerche Vieira, em capítulo da obra “Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos” (FERREIRA e AGUIAR, org.,2004) analisa que, nas últimas décadas, os estudos e propostas relativos a questões da educação escolar foram se alargando: a) ao considerarem que a função da escola, como formadora da cidadania, é atravessada pelos interesses das classes sociais; b) ao incorporarem as demandas da chamada sociedade do conhecimento; c) ao constatarem que a escola passou a constituir-se em importante foco da política educacional. A autora acrescenta que esses movimentos, de ordens distintas, articulam-se com a reflexão acerca dos novos desafios da gestão educacional, pois a constatação de que a escola tem papel fundamental na formação da cidadania revela o caráter estratégico de sua gestão para