Filtrar


Questões por página:
O coordenador pedagógico na sua função de líder, para garantir os melhores resultados do processo de ensino e de aprendizagem, pode enfrentar situações de conflitos entre os vários agentes educativos da escola. Sendo assim, entender de fato o que significa liderar, quais os tipos de liderança existentes, bem como quais os principais desafios que um líder enfrenta em seu dia a dia, é imprescindível para a sua execução na gestão escolar. Sobre a função de líder, é correto afirmar:
A gestão escolar democrática tem como um dos seus princípios a autonomia corroborando à organização educativa a partir das tomadas de decisões à base das ideias e opiniões da comunidade escolar. A educação para todos recorrerá a um planejamento mais abrangente concretizado pelo empenho dos três eixos (pedagógica, administrativa e financeira) que regem a escola. Com esta conduta garante a vantagem ao elaborar o trabalho pedagógico em atender o aspecto equitativo do processo de ensino que ao ser encaminhado pela decisão em conjunto dos eixos administrativo, financeiro e pedagógico, que são interligados, favorece a construção de relações interpessoais produtivas. O trabalho coletivo ganhará força e amplitude alcançando a melhoria da qualidade do ensino. Instituir esta união viabiliza a construção de etapas, passos, que constroem a autonomia. Analise as afirmativas abaixo que estão à disposição para ampliar a autonomia da escola.
I. Resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva.
II. Ampliar a participação de diferentes agentes no processo de construção do projeto para favorecer o aumento da autonomia.
III. Obrigar a equipe diretiva assumir o papel de guardiã do projeto político pedagógico e sua programação.
IV. O projeto político pedagógico é tarefa de toda comunidade escolar. A partir da reflexão coletiva e do compromisso coletivo nasce a orientação da prática pedagógica da instituição escolar.
Estão corretas as afirmativas:

A parte de um plano onde se explicita como seus objetivos serão atingidos denomina-se
Um dos grandes desafios da escola hoje é tornar-se inclusiva, sendo capaz de:
Com relação às dimensões relacionadas à qualidade da escola, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) No ambiente educativo o respeito, a solidariedade, a disciplina e o combate à discriminação são práticas que fortalecem a noção de cidadania.
( ) Todas as crianças são capazes de aprender e esse é um compromisso que deve ser assumido por toda a equipe de gestão e pelos professores.
( ) A formação continuada dos professores precisa ser o foco do planejamento e outros aspectos, como a estabilidade do corpo docente, podem ser minimizados.

As afirmativas são, respectivamente,