Filtrar


Questões por página:
A observação é um valioso recurso para a gestão pedagógica e, a cada dia, ganha mais espaço quando se enxerga a escola como locus de formação continuada. O pedagogo não deve se preocupar somente com as atividades que são desenvolvidas com os estudantes. Também é sua tarefa considerar o que acontece em sala de aula junto ao professor. Essa atitude não tem como meta fiscalizar os afazeres alheios; mas, sim, acompanhar e auxiliar a caminhada dos profissionais dentro da instituição. Dessa maneira, a observação das aulas se transforma em um meio que possibilita analisar o que cada aluno responde em relação aos conteúdos escolares e ao encaminhamento da ação pedagógica. Considerando o exposto, bem como a devolutiva ao professor após a observação de uma aula, assinale a afirmativa INCORRETA.

A liderança pode ser entendida como “um conjunto de fatores associados, como por exemplo, a dedicação, a visão, os valores, o entusiasmo, a competência e a integridade expressos por uma pessoa que inspira os outros a trabalharem conjuntamente para atingirem objetivos e metas coletivos e se traduz na capacidade de influenciar positivamente os grupos e inspirá-los a se unirem em ações comuns coordenadas”. (LÜCK, H. et all. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. Petrópolis: Vozes, 2006).


Dentro dessa perspectiva, é uma característica que atrapalha o desempenho da liderança:

É prática comum no País, a cada início de ano, os alunos receberem uma lista de material escolar para serem apresentados no primeiro dia de aula, sem que se considere a possibilidade de sua aquisição pelas famílias. Em certa escola, diante do fato de que muitas famílias não providenciaram todo o material solicitado, os professores afirmaram que sem ele era impossível trabalhar! Ao aceitar de imediato a impossibilidade de interferir nas desigualdades sociais presentes na escola, o professor está, fundamentalmente,

O professor possui responsabilidades e deveres inerentes à sua função; ele possui, portanto, um papel no coletivo escolar que é definido por regulamentações nacionais.


As opções a seguir apresentam atribuições dos docentes, à exceção de uma. Assinale-a.

O fortalecimento dos mecanismos de participação na escola, em especial do Conselho Escolar, pode-se apresentar como uma alternativa criativa para envolver os diferentes segmentos das comunidades local e escolar nas questões e problemas vivenciados pela escola. Esse processo, certamente, possibilita um aprendizado coletivo, cujo resultado poderia ser o fortalecimento da autonomia escolar.

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br)


Sobre Conselho Escolar é correto afirmar: