Filtrar


Questões por página:
A estrutura organizacional é a síntese do processo de organizar.
Analise as afirmativas abaixo tendo em vista os elementos, etapas e processos da função administrativa organização.

1. Desenho da estrutura organizacional é o processo por meio do qual uma tarefa é dividida em partes ou unidades, cada uma das quais é atribuída a uma pessoa ou grupo de pessoas.
2. O conjunto das tarefas pelas quais uma pessoa é responsável chama-se cargo.
3. A divisão do trabalho mostra a autoridade e as responsabilidades das pessoas, bem como a comunicação entre pessoas e grupos, sendo representada por meio do organograma.
4. Em um organograma, as linhas que ligam os retângulos mostram, entre outras coisas, sua interdependência.
5. Quando a organização trabalha com vários produtos ou serviços, que apresentam diferenças importantes entre si, pode-se utilizar a departamentalização do tipo funcional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Gomes (2015) define que os gráficos se constituem em um dos mais importantes recursos técnicos a que as empresas de hoje podem recorrer para atuar dentro das concepções da moderna administração. Segundo o autor, por gráficos de processo se pode entender todos aqueles que procuram representar, de maneira dinâmica e analítica, a sequência lógica das fases, etapas ou passos de um trabalho desenvolvido em um escritório ou em uma área industrial, por meio de determinadas simbologias (convenções), caracterizando ainda seus agentes executores. Esses gráficos são genericamente chamados de:
É um diagrama utilizado para representar, por meio de símbolos gráficos, a sequência de todos os passos seguidos em um processo. Qual ferramenta da Gestão da Qualidade possui essas características?
A representação gráfica que se utiliza de símbolos previamente convencionados para mostrar a sequência de trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidas nos processos é o
Determinada indústria de fabricação de peças automotivas com o objetivo de melhorar a eficiência de seus processos decidiu implementar algumas ferramentas de análise organizacional. Considerando que após uma avaliação detalhada ficou estabelecido empregar Fluxograma, Formulário, Layout, Manuais e Análise de Distribuição de Tarefas (ADT) aos cenários pretendidos pela empresa.
1. ADT. 2. Fluxograma. 3. Formulário. 4. Layout. 5. Manuais.

( ) Reorganizar o layout de uma de suas fábricas para melhorar a eficiência e reduzir o tempo de deslocamento dos funcionários durante a produção.
( ) Criar um guia abrangente que descreva todas as políticas, procedimentos e diretrizes internas para padronizar as práticas em todas as áreas de negócio.
( ) Enfrentar problemas de comunicação interna. A equipe de recursos humanos precisa coletar informações consistentes sobre as atividades dos funcionários, suas responsabilidades e requisitos para atualizar o banco de dados de descrições de cargos.
( ) Identificar uma posição-chave que precisa ser preenchida; analisar tarefas e responsabilidades associadas ao cargo para atrair os candidatos mais adequados.
( ) Perceber que o fluxo de produção em uma de suas linhas de montagem está confuso e ineficiente; visualizar claramente as etapas do processo; identificar gargalos; e, aprimorar o fluxo geral.

A sequência está correta em