Filtrar


Questões por página:
Em camundongos, o padrão de cor aguti é controlado pelo alelo dominante A. O alelo recessivo de outro gene, c, interfere na expressão dos alelos A e a, fazendo com que o camundongo seja albino. Se o alelo dominante C estiver presente e o alelo A, ausente, os camundongos terão a cor preta. No cruzamento entre um camundongo fêmea preta e um macho aguti, entre os filhotes, havia indivíduos albinos e pretos. Com base nestas informações, podemos dizer que temos um caso de

O heredograma a seguir mostra a herança da hemofilia em uma família, cujos portadores são representados por quadrados e círculos pretos:


Imagem associada para resolução da questão

Com relação ao heredograma e a doença em questão, analise as afirmativas a seguir:

I. O genótipo da mulher 4 é XH X H ou XH X h .

II. O genótipo da mulher 14 é XH X H ou XH X h .

III. Se o indivíduo 13 tiver um menino com uma mulher homozigota dominante, essa criança poderá ser hemofílica.

Está correto o que se afirma em

Indivíduos heterozigotos para os genes M e P foram cruzados com homozigotos recessivos, dando origem à geração F1.

O resultado está na tabela a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Considerando que o tamanho da amostra atendia ao que se investigava, este é um caso

Supondo que uma população está em equilíbrio de HardyWeinberg, ou seja, as frequências gênicas são mantidas constantes ao longo das gerações. Nessa população, existe uma doença determinada por um gene alelo “a”. O alelo “A”, que faz com que as pessoas nasçam saudáveis, possui dominância completa em relação ao “a”. Sabendo-se que a frequência do alelo “a” é de 30%, assinale a alternativa que indica corretamente a frequência de indivíduos saudáveis nessa população.
Em 1942, H. F. Klinefelter descreveu anormalidades associadas com quantidades anormais dos cromossomos sexuais, em alguns indivíduos que, hoje, são conhecidas como a síndrome de Klinefelter. Esses indivíduos têm fenótipo masculino, mas também podem apresentar algumas características sexuais secundárias femininas e, geralmente, são estéreis. Podemos afirmar que três quartos de todos os casos de síndrome de Klinefelter apresentam o cariótipo: