Filtrar


Questões por página:
“Uma mulher daltônica, cuja irmã apresenta visão normal e irmão daltônico, casa‐se com homem de genótipo desconhecido e desse relacionamento gera filha normal e filho daltônico.” Através desses dados, pode‐se afirmar que os pais dessa mulher apresentam qual genótipo descrito a seguir?
Em camundongos, o nanismo é causado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X e a pelagem rosa é determinada por um alelo autossômico dominante. Dois alelos recessivos para a pelagem proporcionam cor marrom para os camundongos, que é considerada selvagem (normal). Se uma fêmea anã com pelagem marrom é cruzada com um macho rosa normal de uma linhagem pura, quais serão as proporções fenotípicas, em F1 e F2, em cada sexo?
Na espécie humana existem diversas anomalias cromossômicas, sendo que algumas delas são heranças ligadas aos cromossomos sexuais.

Sabendo-se que o daltonismo está relacionado à presença de um alelo (d) no cromossomo X, assinale a alternativa incorreta.

À dificuldade em diferenciar cores nos humanos dá-se o nome de daltonismo, uma doença genética. Abaixo consta um possível heredograma para o daltonismo.

Assinale a alternativa correta.



No caso de amostras biológicas antigas, que têm pouca quantidade de material genético ou que contêm material genético muito degradado, o conjunto de marcadores moleculares com maior chance de obtenção de resultados em estudos de identificação individual é o de