Filtrar


Questões por página:
De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017 e Decreto nº 10.468, de 18 de agosto de 2020, queijo é o produto lácteo fresco ou maturado que se obtém por meio da separação parcial do soro em relação ao leite ou ao leite reconstituído - integral, parcial ou totalmente desnatado - ou de soros lácteos, coagulados pela ação do coalho, de enzimas específicas, produzidas por microrganismos específicos, de ácidos orgânicos, isolados ou combinados, todos de qualidade apta para uso alimentar, com ou sem adição de substâncias alimentícias, de especiarias, de condimentos ou de aditivos. Sobre os padrões de identidade e qualidade de leite e derivados lácteos – queijos –, inclusos nos decretos citados, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Considera-se a data de fabricação dos queijos frescos o primeiro dia da sua elaboração e, para queijos maturados, o dia do início do período da maturação. ( ) Para os fins deste Decreto, ricota fresca é o queijo obtido pela precipitação ácida a quente de proteínas do soro de leite, com adição de leite até oitenta por cento do seu volume. ( ) O uso e a comercialização, exclusivamente para fins industriais, da gordura láctea extraída da água utilizada na operação de filagem durante a elaboração de queijos são permitidos, asseguradas a identidade e a qualidade do produto final no qual será utilizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O Índice de Qualidade das Águas é o principal indicador qualitativo usado no país, devendo ser calculado com base nos seguintes parâmetros:
O exame ante mortem faz parte dos procedimentos essenciais para o funcionamento de abatedouros frigoríficos, sobre esse procedimento afirma-se que:
Na pesquisa de Salmonella em amostras de alimentos de origem animal, bem como em rações e ingredientes, utiliza-se procedimento que se constitui na seguinte sequencia:
O APPCC é um sistema de análise que identifica perigos específicos e medidas preventivas para seu controle, objetivando a segurança do alimento e contempla, para sua aplicação, nas indústrias, os aspectos de garantia da qualidade e integridade econômica. Baseia-se na prevenção, eliminação ou redução dos perigos em todas as etapas da cadeia produtiva.

I. Identificação do perigo, identificação do ponto crítico e estabelecimento do limite crítico.

II. Identificação do perigo, identificação do ponto crítico e monitorização.

III. Identificação do perigo, identificação do ponto crítico e ações corretivas.

Assinale