Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A independência da Argentina, em 1816, foi fruto das invasões napoleônicas, momento em que as elites agrárias aproveitaram o vazio do poder colonial e, de forma coesa, implantaram um sistema federalista que garantiu a estabilidade política do país até a Guerra do Paraguai.
mostrar texto associado
No Chile, cuja Ata de Independência data de 1818, os enfrentamentos entre os partidários da Coroa espanhola e os libertários e, em seguida, o choque entre os que defendiam a visão centralista e os federalistas convulsionaram o jovem país, que suportou longo período de guerras, até que, em 1830, a facção conservadora centralista venceu a disputa.
Hugo Chavez, Álvaro Uribe, Lula e Cristina Kirchner governam Venezuela, Colômbia, Brasil e Argentina, respectivamente, quatro dos principais países da América do Sul.

Sobre seus governos e os mais recentes eventos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Astecas, Incas, Siouxs, Apaches, Guaranis e Araucanos eram alguns dos muitos povos indígenas que viviam na América e foram dominados, cristianizados ou mesmo exterminados quando da chegada dos europeus.

Sobre esse capítulo violento e muitas vezes pouco lembrado da história americana, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
mostrar texto associado

Diferentemente do que aconteceu no Brasil e em outros países latino-americanos, em grande parte da Europa ocidental, a expansão dos direitos sociais ocorreu após a consolidação de um grande número de direitos civis e políticos.