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Considere o texto abaixo:


A emancipação fora conseguida num contexto de violência generalizada, que causara a morte de centenas de milhares de pessoas, em especial na Colômbia, na Venezuela, no México e no Haiti. Os países que sofreram menos baixas foram Brasil, Equador, Paraguai e os da América Central. Os sofrimentos da população foram agravados pelos deslocamentos, como o “êxodo oriental” no Uruguai em 1811 e a fuga em massa dos partidários da independência do Chile, que tiveram de emigrar de Concepción para Santiago em 1817.

(DEL POZO, José. História da América Latina e do Caribe: dos processos de independência aos dias atuais. Trad. Ricardo Rosenbusch. Petrópolis/RJ: Editora Vozes,2009, p.41.)


Considerando as informações do trecho acima, os conhecimentos sobre o contexto histórico e os aspectos sociais e políticos da independência dos países latino-americanos e do Caribe, é correto afirmar:

O processo de independência da América Espanhola não ocorreu de maneira uniforme em todas as regiões da América Latina, dando especificidades a vários Estados da América.

Porém, alguns elementos comuns contribuíram para a independência desses Estados em toda a América Espanhola.

São elementos comuns que contribuíram para a independência em toda a América Latina, EXCETO:

Observe a imagem.

imagem-014.jpg

A imagem em destaque homenageia Tupac Amaru II, personagem emblemática da América Latina que, no contexto da colonização espanhola, no continente americano,
Pinturas murais de Diego Rivera, exposição do pintor e muralista mexicano com o tema “Murais para o Museu de Arte Moderna”:


(Disponível em: http://artemazeh.blogspot.com.br/2012/03/diego-rivera-murais-para-o-museu-de.html.)
No período pós-revolucionário nas décadas de 1920, surgiu, no México, um movimento artístico bastante engajado conhecido com o nome de Muralismo. Sobre o Muralismo, analise as afirmativas a seguir.
I. No Muralismo algumas obras são encontradas nas ruas e exploram problemas sociais, bem como temas históricos. II. Marcando forte presença no México, onde surgiu esse movimento artístico, as primeiras manifestações do que viria a se tornar o Muralismo são as pinturas rupestres. III. Revolução Mexicana (1910), momento histórico que inspirou os artistas a expressar seus pensamentos críticos. IV. Era um movimento que acreditava que somente a arte poderia ser a solução para os problemas sociais vividos pelo povo, que a utilizaria como fonte de renda.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
“A questão nacional se coloca desde o início da história, no primeiro momento, como dilema prático e teórico. As guerras e revoluções de independência sintetizam-se precisamente nesse dilema. O que há de épico nas lutas simbolizadas por Toussaint Louverture, Francisco de Miranda, Simón Bolívar, José Artigas, José Morelos, Miguel Hidalgo, Bartolomé Mitre, Bernardo O'Higgins, Antonio Sucre, José Bonifácio, Frei Caneca, Ramón Betances, José Martí e muitos outros, é que tentam retirá-la (a nação) do colonialismo, absolutismo, mercantilismo, acumulação originária, conferindo-lhe um nome. A criação do Estado, segundo os princípios adotados na constituição, em conformidade com as forças sociais, as peculiaridades da economia, as diversidades regionais, raciais e culturais, tudo isso representa o empenho de descobrir o perfil da Nação.”
(CORREA,1966, tomo VII, p.373 in.)
Na maioria dos personagens citados anteriormente, ligados por suas façanhas históricas à história da América, o ideal de Nação: