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Muito se fala da estética na arte, da qualidade estética, da estética da obra, da apreciação estética. Mas o que é estética? Estética e beleza são a mesma coisa? Já sabemos que não, estética e beleza não são a mesma coisa, pelo menos não no mundo da arte. Ou melhor, o conceito de beleza em arte é equivocado para a maioria da população. Mas o que seria então a apreciação estética?
Leia as assertivas abaixo sobre apreciação estética e complete com V para verdadeiro ou F para falso.
( ) A apreciação estética é a valorização do belo, que nos remete à delicadeza e beleza inconfundível das obras renascentistas, por exemplo.
( ) A apreciação estética refere-se à apreciação técnica da obra. As paletas de cores, o traço, o refinamento da obra, os detalhes de uma escultura. É ver pequenas coisas que passam despercebidas em um primeiro olhar, é se aprofundar na técnica utilizada pelo artista.
( ) A obra de arte toca também em algum ponto de nosso espírito que está além e acima dos sentimentos comuns de alegria, tristeza, ódio, amor, ira, etc. Tanto isso é verdade, que a mesma pessoa que chora durante a projeção de um filme triste, poderá sair do cinema com a paradoxal sensação de ter sido reconfortada, aliviada, feliz, caso o filme seja de forte conteúdo artístico. Essa aptidão demonstrada pela obra de arte, no sentido de enlevar, extasiar, enobrecer o espírito é o fruto de seu valor estético.
( ) Usualmente, a obra de arte de grande valor, a chamada obra-prima, prendem a atenção do observador só até o momento em que ele consegue completar a compreensão racional da obra. Depois de identificá-la, entender como funciona e para que serve, a pessoa não tem mais motivação para apreciá-la.

Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
O tema ________ na decoração do corpo, no canto ritual e na teoria da constituição do corpo kaxinawa ilustra claramente o credo ameríndio de que a identidade é constituída a partir da tradução e incorporação estética da alteridade, das forças e características do Outro, que é muitas vezes o inimigo.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna, de acordo com a autora Els Lagrou no seu livro Arte Indígena no Brasil.
“No início dos anos 1400, o mundo acordou. Tendo início em Florença, a Renascença, ou renascimento da cultura, se estendeu a Roma e Veneza e, em 1500, ao resto da Europa, atingindo Países Baixos, Alemanha, França, Espanha e Inglaterra, num movimento que ficou conhecido com a Renascença do Norte.” (STRICKLAND,1999, p.32)

Assinale a alternativa que traz SOMENTE artistas da Renascença:
A arte não se situa sob a lei da estratégia revolucionária. No entanto a revolução que existe por amor à vida, necessita da reconstrução do estético sob o princípio do aumento do potencial humano de felicidade. Considerando essa proposição, atente para o seguinte trecho da análise que Adorno fez de um poema de Goethe, quanto à reconstrução do estético:
“As maiores obras líricas devem a sua dignidade precisamente à força com que nelas o Ego, afastando-se da alienação, invoca a aparência da natureza. A sua pura subjetividade, que nelas parece intacta e harmoniosa, comprova o contrário: o sofrimento numa existência alheia ao sujeito, bem como o amor desta existência. Na verdade, a sua harmonia nada é realmente senão o acordo entre tal sofrimento e tal amor”.
Atente para o que se conclui a partir da leitura do trecho acima, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for Falso.
( ) Compreende-se que a dignidade da obra lírica se dá pela harmonização entre o sofrimento e o amor. ( ) A aparência ao revelar o sofrimento do sujeito pelo instituído anula a sua fé na reconstrução do estético. ( ) A obra de arte cumpre seu papel estético por criar uma realidade trans-histórica, parâmetro da felicidade e do amor. ( ) A indústria cultural veicula a valorização do instituído como o harmônico à subjetividade do Ego.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Assinale a opção que NÃO representa artes ancestrais dos povos indígenas do Brasil encontrados no momento da colonização.