Filtrar


Questões por página:
Considerando a história da Educação Infantil, analise as afirmações abaixo:
1. A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização.2. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a três anos de idade torna-se dever do Estado.3. Com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situando-se no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.4. A obrigatoriedade de matrícula de todas as crianças de 4 e 5 anos em instituições de Educação Infantil é incluída na LDB com a implementação da BNCC em 2020.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Lerner, Caitano e Cavalcanti (em MACHADO; LERNER; FONSECA,2017) afirmam que “No que tange à infância, a escola configura-se como um espaço privilegiado de circulação e pertencimento social e não tardou para que os princípios da reforma antipsiquiátrica chegassem às escolas e produzissem seus primeiros abalos.” Isso se deu, muito porque, historicamente, a escola
“A educação institucionalizada de crianças pequenas surgiu no Brasil no final do século XIX.” Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir. I. No século XX, a educação brasileira acompanhou transformações econômicas, políticas e sociais, entre as quais se destacam o debate em torno do cuidado, da preservação e da preparação da infância. II. Em 1940 surgiu o Departamento Nacional da Criança, cuja finalidade era ordenação das atividades dirigidas à infância, administrado pelo Ministério da Educação e Cultura. III. A educação infantil tem sua origem e materialidade com a prestação de assistência à saúde se vinculando com o fator educacional. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A concepção que se tem sobre a relação entre presente e passado é bastante controversa na história da educação. Apesar disso, os profissionais da educação têm a obrigação de conhecer este passado para ter oportunidade de estabelecer as próprias relações e construir suas bases professorais. São aspectos históricos da educação brasileira, EXCETO:

Com a chegada dos jesuítas ao Brasil, em 1549, determinadas ideias educacionais foram colocadas em prática e se transformaram ao longo do tempo. São essas ideias, em uma acepção mais ampla, que denominamos de pensamento pedagógico. Sobre o pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item a seguir.


No século XX, a sociedade assume um perfil de sociedade informacional. No que se refere à educação, a revolução informacional prioriza o domínio de certas habilidades. Por exemplo: as pessoas que não têm as competências para lidar com a informática ficam excluídas, ou seja, fica claro que o papel da escola não é neutro, pois ela colabora na exclusão da classe menos favorecida.