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Disciplina:
Pedagogia
Em relação aos processos inclusivos, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Na Educação Superior temos o programa Incluir, que visa promover a inclusão de estudantes com deficiência, garantindo-lhes condições de acessibilidade nas instituições federais de Educação Superior.
( ) O acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis pressupõe a adoção de medidas de apoio específicas para garantir as condições de acessibilidade, necessárias à participação parcial e heteronomia dos estudantes com deficiência, em ambientes que minimizem seu desenvolvimento acadêmico e social.
( ) O acesso das pessoas com deficiência à Educação Superior vem diminuindo significativamente, em consequência do desenvolvimento inclusivo da Educação Básica, que passou a atender esse público em suas plenas necessidades e capacidades.
( ) Na Educação Superior temos o programa Incluir, que visa promover a inclusão de estudantes com deficiência, garantindo-lhes condições de acessibilidade nas instituições federais de Educação Superior.
( ) O acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis pressupõe a adoção de medidas de apoio específicas para garantir as condições de acessibilidade, necessárias à participação parcial e heteronomia dos estudantes com deficiência, em ambientes que minimizem seu desenvolvimento acadêmico e social.
( ) O acesso das pessoas com deficiência à Educação Superior vem diminuindo significativamente, em consequência do desenvolvimento inclusivo da Educação Básica, que passou a atender esse público em suas plenas necessidades e capacidades.
Disciplina:
Pedagogia
Muitos teóricos da História da Educação e da Pedagogia no Brasil problematizam o período que corresponde às décadas de 1920 e 1930 como um tempo e espaço em que houve um tipo de hiperdimensionamento do papel da educação institucionalizada na construção da ordem e do progresso nacionais. Dessa maneira, analisam que, na passagem do “entusiasmo” para o “otimismo” relativos aos processos educacionais, ter-se-ia produzido, nos movimentos em prol da educação, uma crescente dissociação entre problemas sociais, políticos e econômicos e os problemas pedagógicos, tornando urgente, naquele período, a criação do papel do “reformador social”. Assinale a alternativa que nomeia o documento que se tornou um símbolo desse período.
Concurso:
Universidade Federal do Tocantins - UFT
Disciplina:
Pedagogia
No que diz respeito à história da educação brasileira, assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Harmonia - RS
Disciplina:
Pedagogia
Considerando a história da Educação Infantil, analise as afirmações abaixo:
1. A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização.2. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a três anos de idade torna-se dever do Estado.3. Com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situando-se no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.4. A obrigatoriedade de matrícula de todas as crianças de 4 e 5 anos em instituições de Educação Infantil é incluída na LDB com a implementação da BNCC em 2020.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
1. A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização.2. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a três anos de idade torna-se dever do Estado.3. Com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situando-se no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.4. A obrigatoriedade de matrícula de todas as crianças de 4 e 5 anos em instituições de Educação Infantil é incluída na LDB com a implementação da BNCC em 2020.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Lerner, Caitano e Cavalcanti (em MACHADO; LERNER; FONSECA,2017) afirmam que “No que tange à infância, a escola configura-se como um espaço privilegiado de circulação e pertencimento social e não tardou para que os princípios da reforma antipsiquiátrica chegassem às escolas e produzissem seus primeiros abalos.” Isso se deu, muito porque, historicamente, a escola