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Há um debate nas políticas afirmativas e no ensino superior sobre o acesso de indígenas à universidade. Em relação a esse debate, julgue o item a seguir.
Ignora os preconceitos embutidos nas representações que enquadram os povos indígenas como “povos primitivos” e os estereótipos que foram capazes de apagar a diversidade dos mais de 220 povos falantes de mais de 180 línguas distintas, reduzindo-a em um ente único e genérico, que todos supomos conhecer – o índio.
Há um debate nas políticas afirmativas e no ensino superior sobre o acesso de indígenas à universidade. Em relação a esse debate, julgue o item a seguir.
Desconsidera os danos históricos que foram impostos desde a colonização aos povos indígenas.
O Brasil é um dos países com a maior desigualdade na educação e tem estabelecido algumas políticas afirmativas para o ensino superior. Em relação às políticas afirmativas e ao ensino superior, julgue o item a seguir.
O Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) concede bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas.
O Brasil é um dos países com a maior desigualdade na educação e tem estabelecido algumas políticas afirmativas para o ensino superior. Em relação às políticas afirmativas e ao ensino superior, julgue o item a seguir.
O SISU (Sistema de Seleção Unificada) prevê ações para o aumento de vagas nos cursos de graduação, a ampliação da oferta de cursos noturnos, a promoção de inovações pedagógicas, o combate à evasão, o estímulo à integração graduação e pós-graduação, bem como o fortalecimento de estratégias que visam à inclusão social.
No contexto atual, existe uma intensa preocupação com a formação permanente dos diferentes profissionais, devido às rápidas mudanças que aumentam o risco de obsolescência dos conhecimentos e, até mesmo, das próprias pessoas que afetam as políticas de formação de professores para o ensino superior. Em relação às políticas de formação de professores, julgue o item a seguir.
Faz-se necessária a manutenção do paradigma técnico-instrumental, fazendo da formação um processo de desenvolvimento e profissionalização docente, para que sejam resgatados seu sentido social e caráter emancipatório.