Filtrar


Questões por página:
A criação do Instituto de Surdos-Mudos em 1857 — atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) — marcou profundamente a história da educação de surdos no Brasil. A consolidação dessa instituição se deu com a chegada de um professor surdo que introduziu métodos visuais, sinais articulados e práticas pedagógicas inovadoras, influenciando a formação das primeiras gerações de surdos com acesso à educação formal no país.
INES. História do INES: trajetória da educação de surdos no Brasil. Rio de Janeiro: INES,2010 (com adaptações).
Considerando o texto precedente e a história da educação de surdos no Brasil, assinale a opção que apresenta corretamente o nome do professor surdo cuja atuação foi fundamental para a consolidação do referido instituto criado em 1857.
Assinale a opção correta acerca da história da matemática e de seu ensino no Brasil.
Na história da educação é comum observar-se as diversas fases da pedagogia, que foram cunhadas de pedagogia tradicional (da essência), pedagogia da existência (experiência) e pedagogia política (crítica). No atual contexto educacional necessita-se de uma pedagogia:
Visualizar Questão Comentada

A trajetória da educação no Brasil carrega as marcas profundas de seu passado colonial e de um processo de modernização tumultuado, iniciado com a Proclamação da República.


Assinale a alternativa que indica corretamente o momento em que a educação foi reconhecida, pela primeira vez na história do Brasil, como um direito de todos.

Visualizar Questão Comentada

Com relação à educação jesuítica vigente no Brasil durante o período colonial, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) A Companhia de Jesus mantinha escolas gratuitas voltadas à formação religiosa e intelectual da elite colonial, financiadas por recursos do Estado português.

( ) A organização pedagógica dos colégios jesuítas seguia uma estrutura uniforme com currículo centrado em disciplinas como gramática, retórica e filosofia.

( ) A Companhia de Jesus adotou métodos pedagógicos então inovadores, que aboliam o castigo físico e promoviam práticas educativas igualitárias.


As afirmativas são, respectivamente,

Visualizar Questão Comentada