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A história da educação no Brasil é marcada por diferentes concepções pedagógicas que, em cada contexto histórico, expressam os interesses sociais, políticos e econômicos predominantes. Entre essas concepções, destacam-se a pedagogia tradicional, a pedagogia tecnicista, a pedagogia progressista (em suas vertentes libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e as abordagens contemporâneas baseadas na inclusão e na diversidade. Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica distintiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos, conforme difundida a partir da década de 1980.
A história da educação no Brasil é marcada por diferentes concepções pedagógicas que, em cada contexto histórico, expressam os interesses sociais, políticos e econômicos predominantes. Entre essas concepções, destacam-se a pedagogia tradicional, a pedagogia tecnicista, a pedagogia progressista (em suas vertentes libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e as abordagens contemporâneas baseadas na inclusão e na diversidade. Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica distintiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos, conforme difundida a partir da década de 1980.

Ariés apresenta duas teses centrais que se tornaram referências em relação à infância, que geraram, até mesmo, algumas polêmicas, mas que não podem ser ignoradas devido a sua importância. Nesse sentido, conforme Ariés:

I. Entre o século XVII e XVIII, aqueles que hoje chamamos de crianças eram adultos menores ou em menor escala de tamanho e isso é constatado por meio das obras de arte que retratam a criança como adultos em miniatura.

II. A criança passa a ser o centro das atenções da família a partir do século XVII, que passa a lhe dar uma importância, até então, desconhecida.

III. A criança se torna uma fonte de distração e relaxamento para o adulto, a partir do século XVII, e este consegue demonstrar cada vez com mais intensidade esses sentimentos.

Quais estão corretas?

Sobre o contexto de tramitação da Lei nº 5.692/71, a reforma do 1º e 2º graus, foi aprovada
Na historiografia da educação brasileira, uma referência importante é a implementação das Reformas Pombalinas. Estas resultaram na primeira reforma educacional de grande impacto, marcada pela expulsão dos jesuítas, em 1759, e pela subsequente laicização do ensino. Segundo Saviani (2019), essas mudanças criaram precedentes para as ideias pedagógicas laicas que influenciaram o pensamento pedagógico brasileiro durante o período imperial, especialmente com a ascensão do