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A concepção que se tem sobre a relação entre presente e passado é bastante controversa na história da educação. Apesar disso, os profissionais da educação têm a obrigação de conhecer este passado para ter oportunidade de estabelecer as próprias relações e construir suas bases professorais. São aspectos históricos da educação brasileira, EXCETO:

Com a chegada dos jesuítas ao Brasil, em 1549, determinadas ideias educacionais foram colocadas em prática e se transformaram ao longo do tempo. São essas ideias, em uma acepção mais ampla, que denominamos de pensamento pedagógico. Sobre o pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item a seguir.


No século XX, a sociedade assume um perfil de sociedade informacional. No que se refere à educação, a revolução informacional prioriza o domínio de certas habilidades. Por exemplo: as pessoas que não têm as competências para lidar com a informática ficam excluídas, ou seja, fica claro que o papel da escola não é neutro, pois ela colabora na exclusão da classe menos favorecida.

Com a chegada dos jesuítas ao Brasil, em 1549, determinadas ideias educacionais foram colocadas em prática e se transformaram ao longo do tempo. São essas ideias, em uma acepção mais ampla, que denominamos de pensamento pedagógico. Sobre o pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item a seguir.


O século XIX trouxe como herança os ideais de igualdade, no entanto as contradições sociais e políticas colaboraram, e muito, para o fortalecimento das desigualdades de que o século passado foi portador, ficando assim o século XIX edificado sobre o pantanoso terreno da desigualdade, da opressão e da desumanização.

Com a chegada dos jesuítas ao Brasil, em 1549, determinadas ideias educacionais foram colocadas em prática e se transformaram ao longo do tempo. São essas ideias, em uma acepção mais ampla, que denominamos de pensamento pedagógico. Sobre o pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item a seguir.


Desde a década de 1960, Lauro de Oliveira Lima se voltou para os estudos piagetianos e passou a denominar sua visão pedagógico-didática de “método psicogenético”, tornando-se um dos principais divulgadores de Piaget nas escolas brasileiras.

Com a chegada dos jesuítas ao Brasil, em 1549, determinadas ideias educacionais foram colocadas em prática e se transformaram ao longo do tempo. São essas ideias, em uma acepção mais ampla, que denominamos de pensamento pedagógico. Sobre o pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item a seguir.


Ao longo da década de 1920, à vista da emergência de temáticas como o papel da educação no desenvolvimento econômico, a questão do financiamento do ensino e a relação entre educação e trabalho, o pensamento pedagógico tendeu a incorporar outra área de estudos científicos: a economia da educação.