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A educação escolar no período colonial, ou seja, a educação regular e mais ou menos institucional de tal época, teve três fases: a de predomínio dos jesuítas; a das reformas do Marquês de Pombal, principalmente a partir da expulsão dos jesuítas do Brasil e de Portugal em 1759; e a do período em que D. João VI, então rei de Portugal, trouxe a Côrte para o Brasil (1808 – 1821).

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico].1. Ed. São Paulo: Cortez,2021, p.27.

No que diz respeito à primeira fase da educação escolar no período colonial, é correto afirmar que
Considerando-se o processo histórico de configuração dos quilombos no Brasil e a realidade vivida, hoje, pelas comunidades quilombolas, é possível afirmar que a história dessa parcela da população tem sido construída por meio de várias e distintas estratégias de luta, dentre elas,
Analise as informações a seguir:

I. Na Pedagogia Tradicional, o papel da escola é para o preparo intelectual, iniciou-se no século XIX e domina grande parte do século XX, sendo ainda hoje utilizada.
II. A Pedagogia Libertadora parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustentando as finalidades sócio-políticas da educação. Iniciou-se nos anos 1960.
III. A Pedagogia Tecnicista procura a independência teórica metodológica. Dá maior ênfase às experiências de autogestão, à prática da não diretividade e à autonomia.

Marque a alternativa CORRETA:
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Considerando a trajetória da educação especial no Brasil, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os períodos históricos às suas respectivas características.

Coluna 1
1. Colonial.
2. Imperial.
3. Republicano.

Coluna 2
( ) Neste período, tem início a oferta de outros serviços às pessoas com deficiência, como a Escola Borges de Medeiros e a Escola Delfina Dias Ferraz, ambas no Rio Grande do Sul.
( ) Ocorre a fundação de duas importantes instituições: o Instituto dos Meninos Cegos e o Instituto de Surdos-Mudos, ambos mantidos e administrados pelo poder central.
( ) Neste período, as Santas Casas de Misericórdia exerceram papel importante na educação das pessoas com deficiência, considerando que eram responsáveis por acolher pobres, doentes e abandonados.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Tomando por base o que está estabelecido no art.43 da Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino superior tem, entre outras, a finalidade de