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Um docente concebe o projeto “São Paulo tem histórias” e, em uma primeira etapa, apresenta aos alunos as três fontes a seguir.
I. Foto do Mosteiro da Luz (São Paulo,1862). Imagem associada para resolução da questão

II. Foto do Mosteiro da Luz, atual Museu de Arte Sacra (São Paulo,2016). Imagem associada para resolução da questão
III. “Muitas cidades brasileiras podem contar na sua arquitetura ou na organização de seus espaços as histórias que estruturaram a cidade como é hoje, considerando tanto os traçados espontâneos, os movimentos sociais de ocupação e recriação das paisagens, como também as heranças deixadas aqui de projetos de intervenções. Questões históricas e, também, contemporâneas contribuem, assim, para um melhor entendimento da cidade onde vivemos”.
TERRA, Antônia. História das cidades brasileiras. São Paulo: Melhoramentos, 2012, p.51.
Com base nas fontes, assinale a afirmativa que identifica corretamente um objetivo desse projeto relacionado à construção dos conceitos de tempo e espaço.
Observe a imagem a seguir: Imagem associada para resolução da questão
Negros de carro. Gravura de Jean Baptiste Debret (1834).

A gravura de Debret foi utilizada como atividade disparadora para sequência didática sobre escravidão urbana e racismo estrutural, na concepção de Silvio de Almeida.
A respeito dessa atividade, é possível afirmar que a gravura
Tu Tu Tu Tu Tu Tupi Todo mundo tem um pouco de índio dentro de si dentro de si Todo mundo fala língua de índio Tupi Guarani Tupi Guarani Maranhão, Maceió Macapá, Marajó Paraná, Paraíba Pernambuco, Piauí Jundiaí, Morumbi, Curitiba, Parati É tudo tupi Butantã, Tremembé, Tatuapé Tatuapé, Tatuapé quem sabe o que é que é? caminho do tatu.
Em sala, o docente de História utiliza trechos da música “Tu tu tu tupi”, de Hélio Ziskind, para abrir o debate sobre a presença da cultura dos povos originários na cidade de São Paulo.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente um objetivo diretamente relacionado ao tema proposto para o debate.
Considerando o contexto histórico do Brasil e as alternativas econômicas de cada período, assinale a alternativa que define o significado da Lei do Açúcar e da Lei do Selo.
A respeito da política e da economia no contexto histórico dos governos de José Sarney e Fernando Collor de Mello, é correto afirmar que:

I. A governança de ambos se estabeleceu no final da Guerra Fria, fato que possibilitou uma mudança drástica nas relações diplomáticas com vários países e blocos econômicos que até então acontecia em pequena escala.
II. Houve um propulsar das políticas neoliberais por vários países periféricos, incluindo o Brasil, que projetaram nas suas economias elevar a competitividade dos países, reduzir os déficits orçamentários e aumentar o crescimento econômico.
III. A inclusão do Brasil no contexto da política neoliberal e na chamada globalização teve uma relevância estruturante no governo de Fernando Collor de Mello.
IV. Por ambos os governos serem contextualizados no final da Guerra Fria, não foi possível estabelecer uma política diplomática imediata com os demais países, ocasionando, assim, um distanciamento dos governos com a política neoliberal.

Quais estão corretas?