Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A República da Espada é a fase da história do Brasil, após a Proclamação da República, na qual houve a promulgação de sua primeira Constituição Republicana e quando ocorreu o governo de seus dois primeiros presidentes: os militares Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

II. A Constituição de 1741 foi a primeira Carta Magna adotada no Brasil depois da instauração da República. Promulgada em 24 de fevereiro de 1741, essa carta estabelecia como forma de governo o regime representativo, no qual o povo exerceria diretamente o poder ao escolher seus representantes por meio do voto, para um período de quatro anos.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Estado Novo, no Brasil, é definido por muitos historiadores como uma ditadura civil que contou com o apoio dos militares. Foi o maior recesso parlamentar da história política do país, com duração de dezoito anos, no qual o presidente passou a legislar através de decretos-lei. O Estado Novo durou até 1945, quando Vargas foi deposto pelos militares que antes o apoiavam.

II. Embora o mercantilismo seja um conjunto de práticas econômicas que variou conforme cada reino, há alguns pontos em comum, como o metalismo, ou seja, a busca e o acúmulo de metais preciosos, como o cobre e o chumbo, algo que proporcionava um claro aumento do poder econômico.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Ato Institucional nº 5 (AI-5) previa, entre outras ações, o fechamento do Legislativo (Senado e Câmara dos Deputados) pelo presidente da república, que podia legislar nos períodos de recesso e a suspensão dos direitos individuais, excluindo a suspensão do habeas corpus.

II. A arte barroca surgiu na Itália, no século XVII, e se espalhou por diversos países, especialmente Espanha e Áustria. Esse estilo se propagou de forma mais intensa nos países protestantes, uma vez que ele não guardava relações com qualquer corrente religiosa específica.


Marque a alternativa CORRETA:

...“Pra havê paz no sertão E a gente pudê drumi Cumê, bebê e vesti Pelas festa vadiá Sem nunca se atrapaiá É preciso Lampião Fazé de seu bataiá A Polícia Militá...” (Literatura de Cordel – Autor desconhecido.) “O personagem representado no texto anterior foi líder de um importante movimento social ocorrido no Nordeste, no início do século XX.” Esse movimento denomina-se:
“Desde o advento da Escola dos Annales, ‘tanto a noção de documentos quanto a de texto continuaram a ampliar-se. Agora, todos os vestígios do passado são considerados matéria para o historiador. Desta forma, novos textos, tais como a pintura, o cinema, a fotografia etc. foram incluídos no elenco de fontes dignas de fazer parte da história e passíveis de leitura [...]. Um longo caminho percorrido já nos separa [...] da época em que as imagens apareciam nos livros escritos por historiadores unicamente como ilustrações.”  “A partir da noção de documento advinda dos Annales, um determinado professor resolveu trabalhar, com os seus alunos, o período da mineração em Minas, no século XVIII, usando a arte barroca de Aleijadinho.” Após a análise da foto das esculturas de Aleijadinho, o professor mostrou o anacronismo na obra do artista através: