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A delimitação dos limites do território brasileiro, desde o descobrimento, não ocorreu sem conflitos. Sobre as missões no Sul e delimitação do território brasileiro e com base no Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta:
Muitos alunos têm uma ideia equivocada sobre quais territórios da América foram efetivamente ocupados pelos portugueses nos diferentes momentos do processo colonizador. Sobre o ensino da interiorização da colonização: o desbravamento do sertão de acordo com as orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.
Analisar e compreender o processo de implantação da agromanufatura do açúcar no Nordeste brasileiro, em conexão com o tráfico de escravos e a fixação dos portugueses no território brasileiro, é um dos objetivos do ensino da agromanufatura do açúcar e a escravidão. De acordo como o Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta:

Sobre o ensino do tópico a colonização litorânea: a colonização portuguesa e as tentativas de colonização de franceses e holandeses, previsto na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), de acordo com o Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

( ) Analisar os conflitos entre as potências europeias pela posse de colônias no Novo Mundo é interessante para que o aluno perceba como a ocupação e manutenção das terras recém-descobertas por Portugal na América exigiram ações empreendedoras.

( ) O estudo desse tópico é importante por permitir o trabalho com a noção de colonização (incluindo a perspectiva metrópole-colônia), com as ações de ocupação do território, com a disputa pelo mesmo entre diferentes países e com a noção de posse efetiva.

( ) O estudo desse tópico não exige que o professor tenha trabalhado previamente com os alunos o descobrimento do Brasil e seu contexto, a divisão do Novo Mundo entre as coroas portuguesas e espanholas no Tratado de Tordesilhas e as primeiras ações do governo português para garantir a posse do território no período inicial da colonização.

( ) Portugal dispunha, no século XVI, de pessoal e recursos financeiros suficientes que pudessem garantir a inviolabilidade da colônia brasileira, e o Tratado de Tordesilhas (1494), assinado entre Portugal e Espanha garantia a posse dos territórios conquistados pelos lusitanos.

( ) Outras nações europeias não aceitavam a divisão das terras de além-mar entre os países ibéricos, proposta pelo Tratado de Tordesilhas, e estavam dispostas a entrar na disputa pelo controle dos territórios do Novo Mundo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O eixo temático I da Proposta Curricular envolve o estudo dos povos indígenas: diversidade e migrações. Baseando-se nas recomendações Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.