Filtrar


Questões por página:
Leia o trecho da reportagem a seguir: "Hoje, para Gracildo Kokama, indígena do povo Kokama: 'É dia de celebrar com manifestações culturais a história de luta e resistência do nosso povo. Somos os primeiros habitantes do Brasil. Lutaremos sempre pela nossa terra, pela nossa honra e pelo respeito que merecemos! Antes de existir o estado chamado Brasil, aqui já existia a nação indígena. Somos a resistência! Orgulho de ser indígena! Resistir para existir, fortalecer para conquistar.'"

Fonte: Jornal Amazônia, Caderno Gerais, p.8,19 de abril de 2024.

Na manifestação do indígena Gracildo Kokama sobre as comemorações do Dia dos Povos Indígenas, iniciadas no dia 19 de abril, identifica-se:
Visualizar Questão Comentada
Com a chegada da corte portuguesa no Brasil em 1808, o Rio de Janeiro foi elevado à condição de capital do império português, e já era, na época, um dos principais portos de uma rede comercial que se conectava com várias partes do mundo através da venda de escravos trazidos do continente africano. Sobre esse comércio, é correto dizer que:
Neste ano de 2024, teremos no Brasil, eleições municipais para prefeitos(as) e vereadores(ras) para as Câmaras Municipais. A presença feminina nas eleições nos remete ao direito de as mulheres votarem. Sobre o voto feminino, é correto afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
"A revolução cabana que explodiu em Belém do Pará em 1835, deixou mais de 30.000 mortos e uma população local que só voltou a crescer significativamente em 1860."

Fonte: Nação e revolução: a Cabanagem e a experiência da "brasilidade" na Amazônia (1820-1840). Magda Ricci. Trópicos de História. Gente, espaço e tempo na Amazônia (séc. XVIII a XXI). CHAMBOULEYRON, Rafael & ALONSO, José Luiz Ruiz-Peinado (organizadores). Belém, Açaí,2010. p.141.
Esse movimento:
Visualizar Questão Comentada
O decreto da Assembleia Geral Legislativa imperial transformado em lei pela Princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888, com apenas dois artigos curtos e diretos, declarou extinta a escravidão no Brasil e revogava qualquer disposição em contrário, acabando o regime escravocrata que vigorou em torno de três séculos em nosso país.
A Lei Áurea, como foi chamada, provoca até hoje polêmicas, isso porque: