Filtrar


Questões por página:
“A história da origem [...] dos primeiros Estados territoriais europeus [...] ocorreu na Europa entre os séculos XV e XVIII: a chamada era mercantilista, ou [...], parcialmente, manufatureira. [...] Três séculos de luta intra-europeia e de competição colonial. Mas foi também o período em que se consolidou, na paz e na guerra, a tormentosa aliança entre os príncipes e os detentores do capital, ao mesmo tempo que avançavam [...] os projetos de criação de ‘sistemas econômicos endógenos’. [...] Aqui se pode reconhecer uma ruptura, que ocorre entre o final do século XVIII e a primeira metade do século XIX, quando se alteram a natureza e a hierarquia do núcleo político responsável pela administração de uma ‘economia-mundo’ capitalista, que passa a nos incluir na forma de uma economia periférica [...]. As regras básicas de relacionamento entre os Estados territoriais — e destes com o processo de expansão dos mercados e dos capitais privados — permaneceram e se prolongaram através dos séculos seguintes. [...] Importante, não apenas porque introduziu o território brasileiro no ‘sistema colonial’ português e, a partir daí, nos conflitos geopolíticos e econômicos europeus, mas também porque contém algumas lições decisivas sobre os processos originários de formação dos Estados e dos sistemas econômicos territoriais que lograram se autodeterminar [...].”
(TAVARES, Maria da Conceição (Org.) Celso Furtado e o Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo,2000. p.38.)

Com base no texto da economista política luso-brasileira Maria da Conceição Tavares (1930-2024), analise as afirmativas a seguir sobre a história da economia colonial brasileira e sua inserção no sistema global e mercantilista europeu e assinale a correta.
Visualizar Questão Comentada
“Quanto à antiguidade do povoamento [da América] as estimativas tradicionais falam de 12 mil anos, mas muitos arqueólogos afirmam a existência de sítios arqueológicos no Novo Mundo anteriores a essas datas: são particularmente importantes neste sentido as pesquisas feitas no sudeste do Piauí por Niéde Guidon.”
(CUNHA, Manuela Carneiro da. Introdução a uma história indígena. In: CUNHA, Manuela Carneiro da. (Org.) História dos índios no Brasil. São Paulo: Cia das Letras/FAPESP,1992. p.12.)

As pesquisas arqueológicas conduzidas pela arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon na Serra da Capivara, no Piauí, contribuíram para os debates em torno do povoamento da América. Sobre isso, assinale a afirmativa correta.
Uma consequência para Goiás da chamada “política das salvações” do presidente Hermes da Fonseca (1910-1914) foi
A respeito dos Governadores(as) da Paraíba, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
No período de 1939-1943, o município de São João do Rio do Peixe é constituído dos distritos:
Assinale V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:

( )Pilões. ( )Canaã. ( )Rochedos. ( )Antenor Navarro. ( )Sossego.

A sequência CORRETA é: