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A compartimentação geomorfológica do Estado do Amapá possibilitou a caracterização e descrição do relevo com base na escala regional, como exibe o mapa a seguir.


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Sobre as unidades de relevo do estado do Amapá, analise as afirmativas a seguir.


I. A unidade Colinas do Amapá é formada por rochas do embasamento cristalino, com formas de relevo onduladas e apresenta as maiores altitudes do estado.

II. A unidade Tabuleiros Costeiros é formada por rochas sedimentares, com formas de relevo plano ou suavemente ondulado e latossolos de baixa fertilidade.

III. A unidade Depósitos do Quaternário é formada por depósitos sedimentares recentes e corresponde às áreas baixas e planas situadas ao longo do litoral.


Está correto o que se afirma em

Sobre as características econômicas do estado do Amapá, assinale a afirmativa correta.

Analise os dados da tabela a seguir.


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Sobre as consequências ambientais do crescimento acelerado da população de Macapá (taxas de crescimento acima de 2% ao ano), analise as afirmativas a seguir.


I. A ocupação desordenada e acelerada das ressacas em Macapá tem produzido crescente e rápida degradação do bioma dessas áreas inundáveis, bem como o agravamento da qualidade de vida da população.

II. O despejo de lixo não tratado nos lagos e canais naturais de escoamento tem provocado profundas alterações no regime hidrológico e na morfologia hidrográfica, com grande impacto sobre o meio ambiente e as comunidades locais.

III. A forma de ocupação do sítio urbano induziu a ocupação das áreas de ressacas, mas a instalação da infraestrutura básica não acompanhou o ritmo do crescimento populacional nem tampouco promoveu a equidade social dos serviços públicos.


Está correto o que se afirma em

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A posição em latitude do estado do Amapá marca suas condições naturais com grande vigor.

Sobre as características ambientais das regiões situadas próximas da linha equatorial assinale a afirmativa incorreta.

“O universo afro-religioso de Macapá é marcado por um emaranhado de práticas religiosas como festas de santos, pajelança, umbanda, tambor de mina e candomblé, que acontecem e ocupam o mesmo espaço na maior parte das comunidades religiosas e que se combinaram em função da migração de pessoas, ideias e crenças que afluíram para o Estado desde 1943 e fortemente nas últimas décadas do século XX. Nesse contexto, o Marabaixo e o Batuque destacam-se como importantes manifestações culturais da população afrodescendente do Amapá, estando ligadas às festas dos santos católicos, como o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade do Ciclo de Marabaixo”.

(Adaptado de PEREIRA, D. L. O candomblé no Amapá. Belém,2008, p.97-99.)


Com base no texto, é correto afirmar que as religiões afrobrasileiras praticadas no Amapá resultaram de um processo de