Filtrar


Questões por página:

A Fortaleza de São José de Macapá foi tombada pelo Iphan, em 1950, em reconhecimento de sua relevância histórica e arquitetônica, sendo uma das principais edificações militares existentes no Brasil e um dos mais importantes monumentos do século XVIII.

A respeito desse patrimônio do Amapá, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) É uma fortaleza complexa do ponto de vista da engenharia militar, com baluartes nos ângulos, fosso, redente, revelim e caminho coberto.

( ) É uma fortificação que serviu como posto avançado para controlar a circulação de embarcações holandesas ou espanholas junto aos rios Negro, Solimões e Amazonas.

( ) É uma grande fortificação que, a par do Real Forte do Príncipe da Beira (RO), simbolizava posse política do território, no contexto da política pombalina.


As afirmativas são, respectivamente,

Em fins da década de 1980, o Amapá foi elevado à condição de estado membro da federação pela Constituição Federal (1988), o que gerou importantes transformações nos âmbitos políticoadministrativo e econômico.

As afirmativas a seguir indicam corretamente os impactos da estadualização do Amapá, à exceção de uma. Assinale-a.

Na segunda metade do século XX, o governo federal promoveu uma política de reordenamento econômico e territorial do Amapá mediante investimentos em infraestrutura.


Assinale a afirmativa que exemplifica corretamente obras estratégicas de infraestrutura que impactaram na reordenação socioespacial do Amapá.

A região fronteiriça entre a Guiana Francesa e o Amapá tem um histórico marcado por disputas territoriais, que foram enfrentadas em tratados como o Provisional (1700), Utrecht (1713) e Berna (1900), com soluções diferentes a cada vez, ora optando-se pela condição de neutralidade, ora pela condição de separação.


Assinale a opção que identifica corretamente a condição do Tratado Provisional.

Sobre as características da infraestrutura viária do estado do Amapá, analise as afirmativas a seguir.


I. O Amapá está isolado em relação às demais unidades da federação, já que não possui ligação rodoviária com os principais centros produtores e consumidores do país.

II. A organização do espaço mostra duas lógicas: a tradicional, que tem os rios como elemento simbólico, e a moderna, sintetizada nas obras de infraestrutura viária.

III. A permanência da navegação na circulação de pessoas e mercadorias entre o Amapá e outros estados é elemento representativo da característica insular do território amapaense.


Está correto o que se afirma em