Filtrar


Questões por página:

A competição pela exploração do ouro na região do Amapá, renovada na segunda metade do século XIX, acirrou a disputa territorial entre França e Brasil. De ambos os lados, houve iniciativas de organizar politicamente o novo cenário de afluxo populacional e corrida pelo ouro.


Uma dessas iniciativas, encabeçada por brasileiros, ficou conhecida como

As opções a seguir apresentam iniciativas colonizadoras voltadas para estabelecer o controle metropolitano sobre o território colonial, que hoje corresponde ao Amapá, nos séculos XVII e XVIII, à exceção de uma. Assinale-a.
O Amapá é o estado da federação brasileira que tem a maior parcela do seu território sob a tutela de áreas protegidas, especialmente sob a tipologia de Unidades de Conservação.
Sobre as Unidades de Conservação no território amapaense, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) O Parque Nacional do Cabo Orange possui parte de sua área em águas litorâneas. ( ) A Floresta Nacional do Amapá constitui uma Unidade de Conservação de proteção integral. ( ) O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque inclui áreas situadas no estado do Pará.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Sobre a relação entre o extrativismo mineral e os domínios naturais do estado do Amapá, analise as seguintes afirmativas:
I. O potencial de exploração mineral amapaense está situado principalmente no ambiente geotectônico pertencente ao Domínio de Crosta Antiga. II. Os principais depósitos de manganês do estado estão situados em áreas dos Domínios Geotectônicos da Cobertura da Plataforma. III. As principais atividades minerárias do estado estão situadas nas áreas inundáveis, na porção leste do território amapaense.
Está correto o que se afirma em
Uma característica marcante da urbanização na Amazônia é a elevada concentração populacional em poucos centros urbanos, em especial as capitais estaduais. Em 2010, o aglomerado urbano formado por Macapá e Santana concentrava, aproximadamente, 75% da população do estado do Amapá.
Este fenômeno é denominado