Questões de Concurso
Filtrar
1.616 Questões de concurso encontradas
Página 33 de 324
Questões por página:
O poema a seguir é parte da obra “Quero acordar a alva”, do poeta e jornalista angolano José Luís Mendonça, escrita em 1997:
1974
Quimbanguleiros de todos os musseques
erguem o verde despertar das cidades
com blindagens de óleo palma
no eco encardido das nádegas
1994
Nossas crianças roem os dentes
neste céu etílico de balas perfumadas
2004
Nossa Senhora Santa Ana da Muxima
ainda marmoriza o país do rio Bengo
mas os deuses já não escarram mais o mel
da angústia em nossas bocas de papel
Em relação ao processo de descolonização e consolidação de Angola, as três datas e os contextos apresentados fazem referência respectivamente:
Considerando a cronologia da Revolução Cubana, os fatos imediatamente subsequentes ao contexto relatado foram:
Considerando que uma guerra se superpõe às múltiplas dimensões da vida humana e que as guerras de grandes proporções afetam todas as sociedades com elas relacionadas, as macroestruturas sociais e econômicas tendem a ser transformadas ao longo desses conflitos. Todavia, há também uma dimensão cotidiana que impacta as vidas privadas. Um elemento que representa uma articulação de mudanças integradas desses dois níveis (as estruturas e o cotidiano) ao longo da Segunda Guerra Mundial e condizente com a correção dos fatos históricos está apresentado na seguinte alternativa:
“Nós, o Führer e chanceler alemão e o primeiro-ministro britânico, tivemos hoje mais um encontro e concordamos em reconhecer que a questão das relações anglo-germânicas é de primordial importância para os dois países e para a Europa. Consideramos que o acordo assinado na noite passada e o Acordo Naval Anglo-Germânico simbolizam os desejos de ambos os povos de nunca mais guerrearem entre si. Estamos convictos de que o método de consulta será o método adotado para lidar com quaisquer questões concernentes a nossos dois países, e estamos determinados a continuar com nossos esforços para remover possíveis fontes de divergência e, assim, contribuir para assegurar a paz na Europa.”
ENDERS, A.; MORAES, M. & FRANCO, R. História em curso: da antiguidade à globalização. São Paulo: Editora do Brasil; Rio de Janeiro: FGV,2008. p.313.
A estratégia apresentada ficou conhecida como: