Filtrar
                
                  786 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 1 de 158                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                Prefeitura de Bom Conselho - PE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Avalie os conceitos apresentados na Política Nacional da Educação Especial, na perspectiva da equidade, da inclusão e do aprendizado ao longo da vida, relacionando a coluna A com a coluna B.  
COLUNA A
1. Política educacional equitativa
2. Política educacional inclusiva
3. Política de educação com aprendizado ao longo da vida
4. Escola especializada
5. Classe especializada
COLUNA B
( ) Espaço organizado em escolas regulares inclusivas, com acessibilidade de arquitetura, equipamentos, mobiliário, projeto pedagógico e material didático, planejados com vistas ao atendimento das especificidades do público ao qual são destinadas, e que devem ser regidas por profissionais qualificados para o cumprimento de sua finalidade.
( ) Um conjunto de medidas planejadas e implementadas com vistas a orientar as práticas necessárias e diferenciadas para que todos tenham oportunidades iguais e alcancem os seus melhores resultados, de modo a valorizar, ao máximo, cada potencialidade e eliminar ou minimizar as barreiras que possam obstruir a participação plena e efetiva do educando na sociedade.
( ) Instituição de ensino planejada para o atendimento educacional aos educandos da educação especial que não se beneficiam, em seu desenvolvimento, quando incluídos em escolas regulares inclusivas e que apresentam demanda por apoios múltiplos e contínuos.
( ) Um conjunto de medidas planejadas e implementadas para garantir oportunidades de desenvolvimento e aprendizado ao longo da existência do educando, com a percepção de que a educação não acontece, apenas, no âmbito escolar.
( ) Um conjunto de medidas planejadas e implementadas com vistas a orientar as práticas necessárias para desenvolver, facilitar o desenvolvimento, supervisionar a efetividade e reorientar, sempre que necessário, as estratégias, os procedimentos, as ações, os recursos e os serviços que promovem a inclusão social, intelectual, profissional, política e os demais aspectos da vida humana, da cidadania e da cultura.
A sequência CORRETA está indicada na alternativa
   
    COLUNA A
1. Política educacional equitativa
2. Política educacional inclusiva
3. Política de educação com aprendizado ao longo da vida
4. Escola especializada
5. Classe especializada
COLUNA B
( ) Espaço organizado em escolas regulares inclusivas, com acessibilidade de arquitetura, equipamentos, mobiliário, projeto pedagógico e material didático, planejados com vistas ao atendimento das especificidades do público ao qual são destinadas, e que devem ser regidas por profissionais qualificados para o cumprimento de sua finalidade.
( ) Um conjunto de medidas planejadas e implementadas com vistas a orientar as práticas necessárias e diferenciadas para que todos tenham oportunidades iguais e alcancem os seus melhores resultados, de modo a valorizar, ao máximo, cada potencialidade e eliminar ou minimizar as barreiras que possam obstruir a participação plena e efetiva do educando na sociedade.
( ) Instituição de ensino planejada para o atendimento educacional aos educandos da educação especial que não se beneficiam, em seu desenvolvimento, quando incluídos em escolas regulares inclusivas e que apresentam demanda por apoios múltiplos e contínuos.
( ) Um conjunto de medidas planejadas e implementadas para garantir oportunidades de desenvolvimento e aprendizado ao longo da existência do educando, com a percepção de que a educação não acontece, apenas, no âmbito escolar.
( ) Um conjunto de medidas planejadas e implementadas com vistas a orientar as práticas necessárias para desenvolver, facilitar o desenvolvimento, supervisionar a efetividade e reorientar, sempre que necessário, as estratégias, os procedimentos, as ações, os recursos e os serviços que promovem a inclusão social, intelectual, profissional, política e os demais aspectos da vida humana, da cidadania e da cultura.
A sequência CORRETA está indicada na alternativa
                Concurso:
                Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 Mantoan (2001) afirma que “a aprendizagem como o centro das atividades e o sucesso dos alunos como meta da escola, independentemente do desempenho de cada um,  são condições de base para que se caminhe na direção da inclusão”. A autora apresenta algumas sugestões “para melhorar as condições da aprendizagem nas escolas,  visando universalizar o acesso, ” e implementar a inclusão de todos os estudantes, incondicionalmente, nas turmas regulares. E, entre essas sugestões, está   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Uberaba - MG
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. As afirmativas a seguir caracterizam corretamente o público alvo do AEE,  conforme a Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009 que institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, EXCETO uma. Assinale-a.   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Uberaba - MG
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 A Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002 institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e traz a identidade dos povos do campo como princípio para a organização educacional em escolas classificadas como rurais, segundo o censo escolar em vigência. Sobre essa identidade é CORRETO afirmar:   
    
                Concurso:
                Prefeitura de Florianópolis - SC
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Pedagogia                    
                  
                  
                
              
                 A educação inclusiva no município de Florianópolis é regulamentada por um conjunto de documentos que estabelecem diretrizes para o atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.  
Com base nisso, qual é o documento oficial que regulamenta a educação inclusiva na rede municipal de ensino de Florianópolis?
    Com base nisso, qual é o documento oficial que regulamenta a educação inclusiva na rede municipal de ensino de Florianópolis?
