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De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a educação das relações étnico-raciais impõe:
I. Aprendizagens entre brancos e negros. II. Trocas de conhecimentos e quebra de desconfianças. III. Projeto conjunto para a construção de uma sociedade justa, igual e equânime.
Quais estão corretas?
A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em seu Art.6º, estabelece como uma de suas diretrizes:
Em certos momentos, “as práticas _________________ que se pretendem iguais para todos acabam sendo as mais _____________. Essa afirmação pode parecer ________, mas dependendo do discurso e da prática desenvolvida, pode-se incorrer no erro da _______________ em detrimento do reconhecimento das diferenças” (Gomes,2001, p.86).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Sobre a Escola Inclusiva, tendência internacional desde o final do século, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É considerada Escola Inclusiva aquela que abre espaço para todas as crianças, abrangendo aquelas com necessidades especiais.
( ) O principal desafio da Escola Inclusiva é desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todas, sem discriminação, respeitando suas diferenças.
( ) Escola Inclusiva é a escola que dá conta da diversidade das crianças e oferece respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso se fizer necessário.
( ) Escola Inclusiva é uma meta a ser perseguida por todos aqueles comprometidos com o fortalecimento de uma sociedade democrática, justa e solidária.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporâneo que pressupõe a igualdade de oportunidades, que implica na transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino de modo a garantir a aprendizagem de todos. O trecho trata ESPECIFICAMENTE da educação: