Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir, completando as lacunas.


No artigo “A ação TEC NEP: tecnologias, educação, cidadania e profissionalização para pessoas com necessidades específicas como ferramenta de inclusão nas Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica” (2011), os autores afirmam:


A Educação Inclusiva é o movimento em direção às várias possibilidades de aprendizado, aproveitando-se das potencialidades individuais para promover o seu desenvolvimento. Incluir é valorizar a diferença. Neste contexto, não deve a instituição apenas trazer _______________especializadas para as classes convencionais e sim constituir-se em um ___________ permanente, apresentando um conjunto de ____________________ específicas.


As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto são:

mostrar texto associado
Considerando o relato acima, assinale a alternativa que descreve um olhar multidimensional sobre o processo de inclusão escolar:
É importante a inclusão dentro e fora da escola. Nesse sentido, é coerente a ideia de Ferreira e Guimarães (2003, p.117): “A inclusão é uma força cultural para a renovação da escola, mas, para ter sucesso, as escolas devem tornar-se comunidades conscientes. Sem esse sentido de comunidade, os esforços para alcançar resultados expressivos são inoperantes”.


Portanto, é imprescindível
A inclusão, que é decorrente da integração, diferenciou-se dessa por sugerir que não são as crianças que devem se ajustar as exigências da escola.


Nesta direção, o conceito de integração, segundo Mazotta (1982), deve envolver
Segundo o Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020, que Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, em seu artigo art.6º, “São diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida:
I. Oferecer atendimento educacional especializado e de qualidade, em classes e escolas regulares inclusivas, classes e escolas especializadas ou classes e escolas bilíngues de surdos a todos que demandarem esse tipo de serviço, para que lhes seja assegurada a inclusão social, cultural, acadêmica e profissional,
II. Estimular a viabilização da oferta de escolas ou classes bilíngues de surdos aos educandos surdos, surdocegos, com deficiência auditiva, outras deficiências ou altas habilidades e superdotação associadas.
III. Garantir, nas escolas ou classes bilíngues de surdos, a libras como parte do currículo formal em todos os níveis e etapas de ensino e a organização do trabalho pedagógico para o ensino da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.
IV. Priorizar a participação do educando e de sua família no processo de decisão sobre os serviços e os recursos do atendimento educacional especializado, considerados o impedimento de longo prazo e as barreiras a serem eliminadas ou minimizadas para que ele tenha as melhores condições de participação na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Estão CORRETAS: