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No intuito de responder à necessidade de conhecer mais sobre as consequências das doenças, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1976, publicou a International Classification of Impairment, Disabilities and Handicaps (ICIDH). Em maio de 2001, a Assembleia Mundial da Saúde aprovou a Internacional Classification of Functioning Disability and Health. A versão em português foi traduzida pelo Centro Colaborador da OMS no Brasil, sob o título Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

Assinale a alternativa que corretamente caracteriza a CIF.
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Bampi et al. (2010) afirmam que, no Brasil, as pesquisas se concentram nas áreas técnicas da biomedicina, da psicologia do desenvolvimento ou da educação especial. Para o modelo social, a deficiência é fruto das desvantagens ou restrições provocadas pela organização social contemporânea que pouco ou nada considera aqueles que possuem lesões físicas e os exclui das principais atividades da sociedade.

De acordo com as autoras, o modelo social
De acordo com Macedo (2008), um aspecto relevante na abordagem do tema Deficiências Físicas Congênitas é o fato de que, culturalmente, ensina-se a esperar e a planejar o futuro de um filho-sonho. Porém, alguns recém- -nascidos são bem diferentes daqueles acalentados nos sonhos. Incentivados por toda a vida para receberem filhos perfeitos, é natural que os pais sintam dificuldade em lidar com este filho real que apresenta diferenças e que frustram seus desejos mais íntimos de “normalidade”, além de terem que lidar com o “olhar social”.

Ao se considerar o excerto, a autora destaca:
Observe a figura a seguir, que se refere a um teclado de tamanho reduzido com acessório de uma caneta:

Q47.png (308×205) (Sartoretto, M. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa, 2010)

O objetivo desse teclado é possibilitar as atividades no computador para os alunos com
Observe a figura a seguir, relacionada a um sistema internacional de símbolos gráficos:

Q46.png (292×108)
(Schirmer, et al. Atendimento educacional especializado: deficiência física)

A figura apresenta símbolos ideográficos que caracterizam o sistema