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Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a Lei nº 13.146/2015 é instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. De acordo com essa legislação, é considerada uma pessoa com deficiência:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a Lei nº 13.146/2015 são consideradas como barreiras, qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros. Desse modo, são consideradas como barreiras, de acordo com a legislação:
I- Barreiras Urbanísticas e Barreiras Arquitetônicas.
II- Barreiras de Espaço e de Localização.
III- Barreiras nos Transportes.
IV- Barreiras nos Transportes e no Esporte.
V- Barreiras nas Comunicações e na Informação.
VI- Barreiras Atitudinais e Barreiras Tecnológicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Barreiras Urbanísticas e Barreiras Arquitetônicas.
II- Barreiras de Espaço e de Localização.
III- Barreiras nos Transportes.
IV- Barreiras nos Transportes e no Esporte.
V- Barreiras nas Comunicações e na Informação.
VI- Barreiras Atitudinais e Barreiras Tecnológicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
No que concerne à Educação Inclusiva, leia os itens a seguir e classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) A educação inclusiva remete a uma prática pedagógica que articula o conhecimento do professor e sua disponibilidade em buscar novas formas de fazer considerando a diversidade dos alunos e as suas características individuais.
( ) A educação inclusiva pressupõe uma reorganização no sistema educacional de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem a toda população em idade escolar.
( ) A educação inclusiva prevê que a escola tenha competência para desenvolver processos de ensino e aprendizagem capazes de oferecer aos alunos com deficiência condições de desenvolvimento.
( ) A educação inclusiva ratifica a perspectiva da educação especial, que sempre teve um caráter substitutivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A educação inclusiva remete a uma prática pedagógica que articula o conhecimento do professor e sua disponibilidade em buscar novas formas de fazer considerando a diversidade dos alunos e as suas características individuais.
( ) A educação inclusiva pressupõe uma reorganização no sistema educacional de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem a toda população em idade escolar.
( ) A educação inclusiva prevê que a escola tenha competência para desenvolver processos de ensino e aprendizagem capazes de oferecer aos alunos com deficiência condições de desenvolvimento.
( ) A educação inclusiva ratifica a perspectiva da educação especial, que sempre teve um caráter substitutivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Disciplina:
Pedagogia
Ao desenvolver seu trabalho nas escolas indígenas, os professores fazem uso de outros espaços de aprendizagem, não se limitando à sala de aula. Contar histórias, limpar e roçar um caminho, plantar, fazer pescaria são ações que exigem sair da sala de aula e que estão carregadas de uma aprendizagem bastante significativa.
BRASIL, Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
Tendo como referência os fundamentos gerais apresentados no Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas, é correto afirmar que essa aprendizagem significativa requer
BRASIL, Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.
Tendo como referência os fundamentos gerais apresentados no Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas, é correto afirmar que essa aprendizagem significativa requer
Disciplina:
Pedagogia
O Ensino Fundamental, direito humano, social e público subjetivo, aliado à ação educativa da família e da comunidade, deve se constituir em tempo e espaço de formação para a cidadania indígena plena, articulada tanto ao direito à diferença quanto ao direito à igualdade. Ante o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. O Ensino Fundamental deve garantir aos estudantes indígenas condições favoráveis à construção do bem viver de suas comunidades, aliando, em sua formação escolar, conhecimentos científicos, conhecimentos tradicionais e práticas culturais próprias.
II. O Ensino Fundamental deve promover o acesso aos códigos da leitura e da escrita, aos conhecimentos ligados às ciências humanas, da natureza, matemáticas, linguagens, bem como do desenvolvimento das capacidades individuais e coletivas necessárias ao convívio sociocultural da pessoa indígena com sua comunidade de pertença e com outras sociedades.
III. No Ensino Fundamental as práticas educativas e as práticas do cuidar são indissociáveis visando o pleno atendimento das necessidades dos estudantes indígenas em seus diferentes momentos de vida: infância, juventude e fase adulta.
IV. A oferta e universalização do Ensino Fundamental é de obrigação dos povos indígenas; ao Estado cabe o apoio e o acompanhamento.
Assinale a alternativa incorreta.
I. O Ensino Fundamental deve garantir aos estudantes indígenas condições favoráveis à construção do bem viver de suas comunidades, aliando, em sua formação escolar, conhecimentos científicos, conhecimentos tradicionais e práticas culturais próprias.
II. O Ensino Fundamental deve promover o acesso aos códigos da leitura e da escrita, aos conhecimentos ligados às ciências humanas, da natureza, matemáticas, linguagens, bem como do desenvolvimento das capacidades individuais e coletivas necessárias ao convívio sociocultural da pessoa indígena com sua comunidade de pertença e com outras sociedades.
III. No Ensino Fundamental as práticas educativas e as práticas do cuidar são indissociáveis visando o pleno atendimento das necessidades dos estudantes indígenas em seus diferentes momentos de vida: infância, juventude e fase adulta.
IV. A oferta e universalização do Ensino Fundamental é de obrigação dos povos indígenas; ao Estado cabe o apoio e o acompanhamento.
Assinale a alternativa incorreta.