Filtrar


Questões por página:

“A inclusão significa a transformação do sistema educacional, de forma a organizar os recursos necessários para alcançar os objetivos e as metas para uma educação de qualidade para todos.” Neste contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. Para que se garanta uma educação de qualidade para todos é preciso estabelecer um foco de gestão para a exclusão, que define a gestão pela perspectiva de eliminação da inclusão.

II. A gestão para inclusão compõe uma proposta de sociedade e de educação que se resume a oferecer igualdade de oportunidades no interior do seu projeto socioeducativo.

III. A educação inclusiva não representa a mera aceitação dos alunos na escola com suas diferenças, mas a valorização da diversidade como condição humana, e coloca para a educação o desafio de avançar no processo de educação de qualidade para todos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Analise as seguintes afirmações:
I. Uma nutrição insuficiente pode acarretar algumas deficiências, mas não chegam a prejudicar o aprendizado infantil. II. Infelizmente, nem sempre as escolas estão preparadas para atender as crianças. Profissionais despreparados e problemas na infraestrutura dificultam o ato de aprender. III. A atuação docente, tanto na condução da aula quanto nas relações interpessoais, leva às manifestações expressas ou reprimidas do aluno que afetam a aprendizagem. IV. As dimensões emocionais e cognitivas não exercem muita influência no processo de ensino-aprendizagem, embora sejam indissociáveis de tal processo.
Com base nas afirmações, assinale a alternativa correta.
Em 1994, foi realizada uma conferência de extrema importância para a Educação Especial, a qual proclamou que as escolas regulares seguissem orientações para uma orientação inclusiva, que combatesse com maior eficácia os meios discriminatórios, dando aos alunos especiais o direito ao acesso à escola regular. Essa Conferência deu origem à Declaração de
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, os sistemas de ensino devem matricular todos os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Dessa forma, cabe às escolas organizarem-se para o atendimento desses estudantes, garantindo as condições para uma educação de qualidade para todos, devendo considerar suas necessidades educacionais, pautadas nos princípios:
O documento do MEC intitulado “Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, de 2007, expressa parte das políticas públicas brasileiras em relação a um movimento mundial em favor da inclusão de todos na educação e, nesse sentido, defende o direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação ou segregação motivada por raça, credo, classe social, deficiência, gênero, sexualidade entre outros. Dessa forma, é correto afirmar que esse documento tem como objetivo