Filtrar


Questões por página:
Para a implementação da Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é necessário que todos os profissionais da educação atuantes nas escolas se responsabilizem pelo atendimento de cada estudante públicoalvo da Educação Especial.
As opções a seguir apresentam recomendações do Conselho Municipal de Educação para as Unidades de Ensino sobre a implementação da Política de Educação Especial, à exceção de uma. Assinale-a.

Leia o trecho a seguir, extraído do relato de uma experiência realizada no Município de Cubatão, no Estado de São Paulo.


Micael era uma criança que estava descobrindo as possibilidades do mundo e, nesses encontros, testava as coisas e as pessoas. Ao tentar comunicar-se, muitas vezes não era compreendido, gerando ansiedade entre ele e seus interlocutores. Quando não conseguia se fazer entender, acabava por demonstrar isso fisicamente, o que ocasionava episódios em que usava a força.


No decorrer do ano letivo, mudamos o foco do atendimento com Micael. Durante esse processo, acreditamos que não só o estudante, mas também nós, seus educadores, crescemos. O trabalho instaurado visou a mudança de atitudes dos agentes que estavam envolvidos no cotidiano escolar. Mudando a forma de se relacionar, foi possível conquistar avanços.


Muitos gostariam de ouvir que hoje o Micael é um menino totalmente “transformado” e está como o padrão escolar deseja. Mas isso não é verdade. Afinal, somos únicos e é isso que nos caracteriza como seres humanos. Foram muitas conquistas que, justamente por não caminharem no sentido da homogeneização, desanimam alguns educadores e revigoram outros e, é nestes colegas, que sentimos o apoio necessário para continuar no caminho inclusivo.


Educadoras mudam postura para incluir criança com autismo.


Relato de Experiência. Plataforma Digital Diversa. Instituto Rodrigo Mendes.2016.


Com base no relato acima, para caminhar no sentido da educação inclusiva, assinale a opção que apresenta a estratégia pedagógica adequada.

Em relação à promoção da igualdade étnico-racial na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir.



I. A vivência de práticas discriminatórias são mais deformadoras para as crianças que sofrem a discriminação do que para as crianças que discriminam.


II. Na Educação Infantil, considerando a inserção social da criança e a construção de sua identidade, estes temas devem estar presentes em algumas vivências e projetos desenvolvidos com os vários grupos de crianças.


III. Os professores e educadores devem se interrogar sobre suas concepções pessoais, refletindo sobre suas práticas e atitudes que, inconscientemente, podem manter ou fortalecer o preconceito e a discriminação racial.


Está correto o que se afirma em

Visualizar Questão Comentada
Leia o trecho a seguir.

Os atos de reconhecer e ser reconhecido são eminentemente humanos, por isso possuem um caráter político-pedagógico, constituindo nossa condição humana de criação e reconstrução de saberes em que o outro é parte imprescindível. Ao inserirmos a compaixão, a empatia e a dignidade humana como princípios da arte de educar, nos damos conta de que a exclusão dos outros significa a redução da capacidade de apreender de nós mesmos.

HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; PUGENS, N. de B. A perspectiva da alteridade na educação. Conjectura, Caxias do Sul, v.23, nº 1, p.179-197, jan./abr.2018.

Sobre a importância do reconhecimento da alteridade no processo educacional, assinale a opção que reflete, corretamente, o que se afirma no trecho acima.
A Educação Especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades em todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças. Estes deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as necessidades. O uso da tecnologia pode despertar em crianças especiais um interesse e a motivação pela descoberta do conhecimento. O uso da tecnologia no campo do ensino-aprendizagem permite:

I. Alargar horizontes, levando o mundo para dentro da sala de aula.

II. Aprender fazendo.

III. Melhorar capacidades intelectuais tais como a criatividade e a eficácia.

IV. Permitir que um professor ensine simultaneamente em mais de um local.

V. Permitir vários ritmos de aprendizagem numa mesma turma.

VI. Estabelecer a ponte entre a comunidade e a sala de aula.

Das afirmativas apresentadas: