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A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:
Assinale a alternativa INCORRETA:
A importância do profissional de Psicopedagogia, como um atuante no contexto da inclusão escolar favorece a discussão e organização da escolarização destes sujeitos, as batalhas sociais e familiares, para poder assim, chegar a uma educação na perspectiva inclusiva.

Sobre o processo de inclusão, analise os elementos da ilustração e atribua a sua representação:


Imagem associada para resolução da questão
Analise a afirmativa. Os docentes, técnicos administrativos e colegas dos estudantes com deficiência física podem favorecer a inclusão deles através das seguintes ações:
I. Oferecer ajuda e aguardar que o estudante com deficiência física diga como proceder.
II. Organizar a sala de aula, preferencialmente em semicírculo, permitindo a mobilidade do estudante em cadeira de rodas.
III. Procurar sentar-se, durante conversas longas, ficando no mesmo nível do olhar do estudante usuário da cadeira de rodas.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S)
Para uma Educação Inclusiva, as barreiras existentes no recinto escolar precisam ser superadas pelos seus atores, profissionais, alunos, pais, agentes da comunidade e parceiros. Uma das barreiras é gerada pelo comportamento dos indivíduos, impedindo o acesso de outras pessoas a algum local, quer de modo intencional ou não, podendo ser resolvido com conscientização e diálogo. A superação dessa barreira está atrelada à inexistência de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações. (enquanto resultado de programas e práticas de sensibilização e de consciencialização das pessoas em geral e da convivência na diversidade humana). Essa é chamada de barreira
Na inclusão educacional, torna-se necessário o envolvimento de todos os membros da equipe escolar no planejamento de ações e programas voltados à temática. Docentes, diretores e funcionários apresentam papéis específicos, mas precisam agir coletivamente para que a inclusão escolar seja efetivada nas escolas. Diante da orientação inclusiva, as funções do gestor escolar incluem