Filtrar


Questões por página:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, garantindo:

I. Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas e transversalidade da educação especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior.
II. Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar.
III. Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação.

Está CORRETO o que se afirma:

Com base nos fundamentos legais da educação especial/inclusiva e o papel do professor, julgue o item subsecutivo.


O professor tem papel secundário na inclusão escolar, cabendo aos sistemas de ensino o papel primordial de aplicar diversas políticas educacionais que promovam as condições adequadas para o início da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.

A formação de professores é um dos elementos centrais na efetivação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A respeito da formação do professor para atuar na Educação Especial, assinale a alternativa correta.
A Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) – tem como princípios o direito à educação, que deve ser inclusiva e de qualidade em todos os níveis de ensino, na qual o Atendimento Educacional Especializado (AEE) também está contemplado, entre outras medidas. Nesse sentido, é correto afirmar que incumbe ao poder público
Em relação à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a alternativa correta sobre o seu objetivo.