Questões de Concurso
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                         É sabido que aprender-ensinar-aprender, processo em que mulheres e homens ao longo de suas vidas fazem e refazem seus jeitos de ser, viver, pensar, os envolve em trocas de significados com outras pessoas de diferentes faixas etárias, sexo, grupos sociais e étnico-raciais, experiências de viver. Tratar, pois, de ensinos e de aprendizagens é tratar de identidades, de conhecimentos que se situam em contextos de culturas, de choques e trocas entre jeitos de ser e viver, de relações de poder.  
 
FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. Relações étnicoraciais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições: 2011, p.13.
 
As opções abaixo apresentam as finalidades de se estreitar as relações entre pessoas de diferentes grupos étnico-raciais, à exceção de uma. Assinale-a:
    FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. Relações étnicoraciais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições: 2011, p.13.
As opções abaixo apresentam as finalidades de se estreitar as relações entre pessoas de diferentes grupos étnico-raciais, à exceção de uma. Assinale-a:
     A palavra “autonomia” vem do grego e significa capacidade de autodeterminar-se, de autorealizar-se, de “autos” (si mesmo) e “nomos” (lei). Autonomia significa autoconstrução, autogoverno. A escola autônoma seria aquela que se autogoverna. Mas não existe uma autonomia absoluta. Ela sempre está condicionada pelas circunstâncias, portanto a autonomia será sempre relativa e determinada historicamente.  
 
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez,2002, p.10.
 
Tendo como base a noção de autonomia relacionada ao contexto da educação, avalie as afirmativas que se seguem:
 
I. O modelo de ensino calcado na pedagogia tradicional representa um esforço em busca da construção da autonomia.
II. O ensino comprometido em desenvolver a autonomia possui a presença predominante do diálogo em seus métodos e técnicas.
III. Promover a autonomia na educação das crianças possui desdobramentos políticos, pois é um exercício concreto de preparação para a vida do cidadão.
 
Está correto o que se afirma em
    GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez,2002, p.10.
Tendo como base a noção de autonomia relacionada ao contexto da educação, avalie as afirmativas que se seguem:
I. O modelo de ensino calcado na pedagogia tradicional representa um esforço em busca da construção da autonomia.
II. O ensino comprometido em desenvolver a autonomia possui a presença predominante do diálogo em seus métodos e técnicas.
III. Promover a autonomia na educação das crianças possui desdobramentos políticos, pois é um exercício concreto de preparação para a vida do cidadão.
Está correto o que se afirma em
     Considerando o paradigma da inclusão, um importante princípio concernente a esse contexto educacional é   
         Não é mais aceitável conviver com uma escola onde os alunos, ao entrarem, “pendurem” no cabide imaginário das convenções protocolares sua auto-estima e sua alegria em se conhecer, suas mágoas e suas frustrações.  
 
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.62.
 
O trecho acima adverte para a necessidade de se desenvolver na escola as capacidades
    ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed,2002, p.62.
O trecho acima adverte para a necessidade de se desenvolver na escola as capacidades
     Para a maioria dos profissionais que atua em nossas escolas hoje,  é difícil entender a possibilidade de se fazer inclusão total. Essa resistência é aceitável e compreensível diante do modelo pedagógico-organizacional conservador que vigora na maioria das escolas. Ninguém se arrisca a acolher a ideia de ministrar um ensino inclusivo em uma sala de aula de cadeiras enfileiradas, livro didático aberto na mesma página, uma só tarefa na lousa, e uma só resposta válida e esperada nas provas.  
 
STOBAUS, C. D. & MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.) Educação especial: em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS,2004, p.30.
 
O trecho supracitado aponta para a
    STOBAUS, C. D. & MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.) Educação especial: em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS,2004, p.30.
O trecho supracitado aponta para a