Filtrar


Questões por página:
Segundo MATTOS, a história e a cultura afro-brasileira são elementos fundamentais da cultura e da identidade brasileira, sendo reconhecidas como patrimônio nacional. A inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo escolar tem como objetivo combater o racismo, promover a igualdade racial e valorizar a diversidade cultural. Qual das alternativas a seguir apresenta um tema que deve ser abordado no ensino da história e cultura afro-brasileira na etapa do Ensino Fundamental?
No que se refere à escola inclusiva, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A escola inclusiva é aquela que conhece cada aluno, respeitando suas potencialidades e suas necessidades, e que a elas responde com qualidade pedagógica.
( ) É de responsabilidade exclusiva dos professores tornar a escola inclusiva.
Com relação à tecnologia assistiva, a Lei nº 13.146/2015 — Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência garante à pessoa com deficiência acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida. Sabendo disso, nos termos expressos da referida Lei, assinalar a alternativa CORRETA:
Considerando as abordagens sobre os processos pedagógicos que envolvem a Deficiência Físico-Motora (DFM), é papel do professor em uma educação especial e inclusiva:

I. Conhecer as características das principais DFMs existentes para programar a sua intervenção educacional de acordo com as adaptações curriculares necessárias à cada estudante.
II. Utilizar a tecnologia assistiva, os recursos de acessibilidade e o envolvimento com a família para promover e encaminhar o estudante para o universo do trabalho.
III. Planejar o processo pedagógico auxiliando a sua inclusão nos diferentes meios: familiar, comunitário, profissional, cultural, de lazer, entre outros.
IV. Contribuir para uma aprendizagem que implique na realização de tarefas ou atividades que permitam a aquisição de habilidades funcionais e educacionais por meio de atenção integral à saúde.

Quais estão corretas?
“Para a pessoa cega se movimentar de um ponto para outro, é preciso não apenas ‘ler’ ou seguir rotas, mas estar alerta, orientada em relação ao seu destino, construindo, mesmo involuntariamente, um mapa mental da mudança” (Mazzaro,2003). Antes de pensar em qualquer atividade específica para o deficiente visual a ser aplicada na escola regular, é necessário ter conhecimento a respeito do planejamento e funcionamento das técnicas que fazem parte da OM (Orientação e Mobilidade). Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.