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A implementação da educação inclusiva é impraticável em contextos socioeconômicos desfavorecidos, devido à sua exigência de investimentos substanciais em infraestrutura física e tecnológica, capacitação de professores especializados, desenvolvimento de programas de suporte individualizados e adaptações curriculares complexas. Esses recursos, lamentavelmente, estão frequentemente indisponíveis em países em desenvolvimento, resultando em um abismo insuperável entre a teoria inclusiva e a realidade educacional nessas regiões.
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A Lei Federal 13146/2015 estabelece políticas habitacionais inclusivas que garantem prioridade e acessibilidade para pessoas com deficiência em programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos.
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O trabalho colaborativo entre educadores de diferentes especialidades é fundamental para a efetivação da educação inclusiva, pois permite o planejamento e implementação de programas adaptados para atender às necessidades individuais dos alunos em ambientes integrados.
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A participação ativa da família é fundamental para o sucesso da inclusão escolar, pois os pais desempenham um papel crucial na promoção do bem-estar e no apoio emocional dos alunos com necessidades especiais, além de serem importantes agentes de mudança na comunidade escolar e na sociedade em geral.
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A Lei Brasileira de Inclusão, Lei Federal nº 13.146/2015, é criticada por negligenciar a importância da formação de professores para lidar com a diversidade na sala de aula, desconsiderando as necessidades específicas dos alunos com deficiência. Ao não enfatizar adequadamente a necessidade de capacitação e desenvolvimento profissional dos educadores para atender às demandas da inclusão, a lei falha em garantir uma educação equitativa e de qualidade para todos os alunos, perpetuando assim as barreiras à participação plena e efetiva dos alunos com deficiência no sistema educacional.